Já lhe perguntaram: É cão ou cadela?

Esta é frequentemente a primeira pergunta que os donos perguntam quando dois cães estranhos se encontram num passeio.

Se a resposta for do sexo que eles “preferem”, tudo se passa bem, os cães interagem tranquilamente e depois seguem todos os seus passeios.

Mas se a resposta for referente ao sexo “errado”, os donos logo seguem o seu caminho, com medo de que ocorram problemas.

Mas, na realidade, há machos “pica-miolos” e “panhonhas”, há fêmeas “pica-miolos” e “panhonhas”. O risco de haver (ou não) problemas não tem a ver com os sexos em si, mas com as personalidades de cada indivíduo.

“Ah, não é bem assim, quando nos cruzamos com um cão do sexo X, o meu começa a reagir!”

Mas… pense bem…a reação não começa normalmente apenas depois de saber o sexo do outro cão?

Inconscientemente, depois de ouvir a resposta, a maioria dos donos segura um pouco melhor a trela do seu cão. É um comportamento perfeitamente natural e instintivo, queremos ter a possibilidade de controlar melhor os nossos companheiros se for necessário.

No entanto, ao pormos tensão na trela, a informação que estamos a transmitir ao nosso cão é “cuidado! Está aqui uma potencial ameaça!”, e ao encurtarmos a trela estamos a tirar-lhes a hipótese de se afastarem para acalmar a situação. Isto leva a que o cão se sinta mais inseguro e aí sim está a aumentar a probabilidade de reagir.

O que fazer então?
Tenha calma, vigie o seu cão – e o outro – mas deixe um nadinha de folga na trela, o que é o suficiente para segurar o seu companheiro se for preciso, mas dar-lhe a sensação de liberdade necessária.

Informe-se sobre a linguagem corporal dos cães, para aprender a reconhecer os sinais de stress.

Use a regra dos 3 segundos – deixe-os cheirar-se um máximo de 3 segundos (em condições normais, dois cães estranhos não gastam muito mais que isso a conhecer-se) e siga tranquilamente o seu caminho.

Eduque o seu cão para o poder chamar e afastar de distrações sem stress e, assim, confiar mais nele – e ele em si, confiando que o irá proteger de riscos que encontrem!

Não se esqueça, olhe sempre para a totalidade do cão que tem à sua frente, não apenas para o seu sexo!

Por: Carla Cruz, Aradik – Consultoria Técnica Canina