Coimbra | “Parque Canino – O sítio dos cães” é o vencedor do OP2019

Os vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra foram anunciados no dia 4 de julho, no decorrer da cerimónia do Dia da Cidade, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município de Coimbra.

O projeto vencedor do Coimbra Participa é “O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino”, com 1.000 votos, seguido de “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”, com 589 votos.

Já no Coimbra Participa Jovem o projeto mais votado é “Verd’O Parque”, com 1052 votos, seguido de “Parentolimpíedas – Mil e uma formas de parentalidade”, com 165 votos. Os quatro projetos somam um valor de 490 mil euros e vão passar à fase de execução.

“O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino” é um projeto da autoria de Catarina Lopes Serra, no valor de 50 mil euros, que visa a construção, na freguesia de Santo António dos Olivais, de um espaço próprio para cães, onde estes se possam exercitar e socializar, já que, argumenta a autora, a legislação em vigor obriga ao uso da trela noutros espaços públicos que não sejam locais próprios para os animais conviverem.

Descrição do projeto no website do Coimbra Participa 2019O parque, a construir na freguesia de Sto. António dos Olivais, deverá consistir numa área verde vedada com pelos menos 1.200 m2 que inclua o seguinte conjunto de equipamentos e infraestruturas: antecâmara; vedação em todo o perímetro com pelo menos 1,5 m de altura; dispensadores de sacos e recipientes para dejetos; bebedouro em inox para cães ; equipamentos recreativos (do tipo postes em madeira para slalom, rampa em madeira, pneu/túnel ou outros obstáculos); zonas com sombra; zonas de descanso para os donos (bancos de jardim); postes de iluminação; pontos de água para rega/limpeza do parque; placa com as regras do parque, instruções e informações úteis.

Pode também consultar a página de Facebook do projeto “O Sítio dos Cães”.

A segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 6.491 votos, que elegeram os quatro projetos vencedores, que vão representar um investimento municipal de 490 mil euros nestas ideias que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

Fonte: Câmara Municipal de Coimbra