Os Flamingos do Jardim Zoológico têm uma nova casa

No domingo, 23 de junho, é o Dia Mundial do Flamingo! Para assinalar a data, entre as 11h e as 18h, o Jardim Zoológico promove um atelier de trabalhos manuais junto à nova instalação, para que os mais pequenos possam construir “o seu flamingo”.

Neste dia os educadores do Jardim Zoológico vão dar a conhecer diversas curiosidades sobre estas aves aquáticas e o novo espaço criado especialmente para elas para garantir a satisfação de todas as necessidades destas aves nas diferentes fases da sua vida.

O Flamingo-rubro (Phoenicopterus ruber) é uma espécie que habita em margens de lagoas salinas, de rios e de estuários da América Central.

De cor carmim e aspeto esguio, estas aves pernaltas juntam-se em grandes grupos e é usual observá-las em coloridas movimentações pelo espaço. Alimentam-se com a cabeça invertida, muitas vezes mergulhada na água, filtrando o alimento com as lamelas no interior do bico.

As aves desta espécie monogâmica, mantêm o mesmo par toda a vida, constroem os seus ninhos perto da água, em forma de taça, para evitar que a variação dos níveis da água coloque em risco os ovos ou as crias.

Nas novas instalações podemos observar diferentes tipos de substrato como relva, e uma mistura de argila e areia, para que, na época de nidificação, as aves possam construir os seus ninhos. Existem ainda dois pontos de água, sendo um exclusivo para a alimentação e outro, mais profundo, para que possam tomar banho em pequenos grupos. A vegetação foi também cuidadosamente selecionada, integrando espécies vegetais que, no futuro, formem barreiras visuais resultando em zonas de abrigo para os animais, e foi disposta de acordo com a deslocação do bando.

Fotografia: ©CarlosNunes