Chaves | Cães vadios voltam a atacar ovelhas

Três ovelhas mortas e uma ovelha e um cordeiro feridos foi o resultado de um ataque de cães abandonados a um rebanho na manhã de dia 1 de junho, num terreno vedado na Avenida do Tâmega, em Chaves.

De acordo com o noticiado no Diário Atual, quando chegou ao local onde tinha as ovelhas, José Aleixo ainda viu um dos cães a comer uma das suas ovelhas e que este “ripostou” quando se tentou aproximar para afugentá-lo do local.

O terreno, junto a uma casa, está cercado com uma rede grossa que foi furada pelos animais que atacaram o seu rebanho. Segundo José Aleixo eram pelo menos sete cães.

“Eles foram furar junto a uns cedros e a umas árvores que há la, escolheram um local mais abrigado. Eu contei pelo menos sete: dois cães muito grandes, um pastor alemão preto, outro cinzento, semelhante a um cão de gado, outro amarelo de porte médio e outros pequenitos”, sustentou.

Neste momento, o criador de gado quer recuperar os seus animais feridos e que alguém resolva a situação relativamente aos cães.

“Os cães não têm culpa, quem tem culpa é quem os abandona. Mas uma vez que a situação já está feita e é irreversível quanto ao seu abandono, só vejo uma solução que é a câmara ou alguém tomar providências e levar os cães para um canil. Eles não podem andar em matilha, eles começam a tornar-se violentos e podem atacar qualquer um”, sublinhou.

Este é o segundo ataque de cães vadios que acontece em Chaves em menos de dois meses .