Reino Unido | Conheça a “Canine Crew” do Aeroporto de Aberdeen que ajuda os viajantes a lidar com o stress

Desde 4 de maio que a “Canine Crew”, um grupo de cães de terapia, passaram a ser visita regular no Aeroporto Internacional de Aberdeen, que se tornou o primeiro aeroporto com uma equipa de cães de terapia do Reino Unido.

A “Canine Crew”, facilmente identificável pelas suas bandanas amarelas e os handlers de coletes azuis, vai percorrer os corredores do aeroporto convivendo com os passageiros e funcionários, espalhando a sua magia pelo terminal.

E quem é a “Canine Crew”? É uma equipa de voluntários de quatro patas, que cumprimenta os passageiros com um abanar de cauda, nariz molhado e um abraço com pelos. Todos eles são cães de terapia registados como Therapets, na Canine Concern Scotland Trust.

 

 

Os cães de terapia já são frequentes em escolas, lares de idosos, prisões e universidades, onde ajudam comprovadamente a melhorar a saúde mental e o bem-estar, diminuem o stress e ansiedade, e acalmam.

A Therapet na área de Aberdeenshire é gerida pela Canine Concern Scotland Trust, que vai disponibilizar uma equipa de cães, de vários tamanhos, desde o pequeno Pug “Doug” à grande e gentil “Grace” da raça Galgo Escocês.

A representante da Aberdeenshire North Therapet, Diane Wood, explica: “Estamos muito satisfeitos por assumir este projeto e ter a oportunidade de trabalhar no Aeroporto Internacional de Aberdeen”.

E acrescenta, “todos os nossos cães – e os seus donos – passaram por um treino rigoroso e foram avaliados para trabalhar em vários ambientes e os cães estão acostumados a ser mexidos e a  receber festas, e, normalmente, fazem uma festa, chamando a atenção e desfrutando da oportunidade de interagir com os passageiros e os funcionários”.

“A mera ação de acariciar um cão diminui o batimento cardíaco e reduz a pressão arterial, por isso serão uma grande ajuda para as pessoas que se sentem nervosas com a sua viagem. Os cães vão trabalhar em pares, durante duas horas de cada vez, uma vez por semana”, explica.

 

 

Fraser Bain, Duty Manager do Aeroporto Internacional de Aberdeen, comenta: “Estamos entusiasmados por ser o primeiro aeroporto no Reino Unido a oferecer este serviço aos passageiros. Além de ser benéfico para os visitantes, reconhecemos também os benefícios para a saúde mental e bem-estar dos nossos funcionários”.

Se passar por este aeroporto numa das suas viagens e se cruzar com a “Canine Crew” partilhe as suas fotos nas redes sociais com o hashtag #caninecrewabz. O aeroporto irá partilhar as melhores fotos!

EnglishFrenchPortugueseSpanish