Um cão que caiu num penhasco inacessível por terra junto ao rio em Alvações do Corgo, no concelho de Santa Marta de Penaguião, foi resgatado pelos bombeiros.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião partilhou o final feliz de “Mandavir” na sua página no Facebook, que foi já entregue à sua dona.
A Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião foi alertada pelas 16h30 do dia 19 de abril para necessidade de efetuar o resgate de um cão preso pela própria corrente num penhasco inacessível na margem esquerda do rio Corgo em Alvações do Corgo.
O animal, que tinha fugido da casa dos donos, foi avistado na margem esquerda do rio Corgo, onde já estaria há cerca de duas semanas. O alerta foi dado pelo proprietário de um terreno agrícola que fica na margem oposta, que estranhou a situação depois de ter avistado o cão no mesmo local há cerca de 15 dias.
Foram mobilizados para o local os Bombeiros de Santa Marta e de Fontes. Feito o reconhecimento do facto, e tendo em conta a necessidade de passar da margem direita para a margem esquerda, e sendo uma zona onde o rio levava muita corrente, houve a necessidade de solicitar a ajuda de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua.
Os mergulhadores passaram um cabo entre as duas margens que serviu de guia para o resgate do cão.
O cão “Mandavir”, assim se chamava, estaria preso pela corrente que arrastava há cerca de 15 dias e estava completamente subnutrido.
Enquanto o SEPNA da GNR do Peso da Régua procedia à identificação através do microchip de identificação animal da identidade do cão e do respetivo proprietário, o “Mandavir” ficou à guarda dos Bombeiros Voluntários de Fontes, sendo entregue à proprietária pelas 22h00.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião, agradece aos bombeiros de Fontes e de Santa Marta de Penaguião e um agradecimento especial aos mergulhadores dos bombeiros da Régua e ao seu comandante Rui Lopes.
Fotografias: Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Marta de Penaguião