Penafiel | Município disponibiliza aulas gratuitas de treino canino

O Município de Penafiel, em parceria com o treinador Jorge Ribeiro, do Centro de Treino Canino Pata Feliz, vai promover, ao segundo domingo de cada mês, das 10h00 às 12h00, uma aula de treino canino, no Parque Canino de Penafiel, situado no Parque da Cidade.

Esta iniciativa pretende melhorar questões comportamentais dos canídeos, muitas vezes associadas à agressividade, desobediência e ruído, e consideradas como uma das principais causas do abandono de animais de companhia. A educação/ treino canino é uma forma de minorar ou mesmo resolver possíveis problemas.

Penafiel foi o primeiro concelho da região do Tâmega e Sousa a criar um Parque Canino, com excelentes condições para os canídeos correrem, saltarem e brincarem com os seus donos, situado no parque da cidade de Penafiel. Este equipamento, onde vão decorrer as aulas de treino canino, tem uma área vedada para criar uma maior segurança e contribuir para o bem-estar dos animais e de todos aqueles que usufruem do parque.

A aula é gratuita, mas carece de inscrição. A inscrição deve ser formalizada junto dos serviços do Canil Municipal de Penafiel por correio electrónico (e-mail) através do cro.penafiel@cm-penafiel.pt. Os interessados devem apresentar as características e mencionar as necessidades comportamentais do canídeo.

Para Susana Oliveira, vereadora com o pelouro do Ambiente, “Penafiel quer continuar a implementar boas práticas para o respeito e proteção dos animais. Prova disso é a aposta contínua em novos projetos e campanhas de sensibilização e esterilização de animais errantes, assim como a adoção de animais abandonados. As aulas de treino canino juntam-se às várias medidas que desenvolvemos em prol do bem-estar dos nossos animais.”

Recorde-se que a Câmara Municipal de Penafiel lançou em 2018 uma Campanha de incentivo à adopção “Adote um Amigo. Não abandone!”, oferecendo a esterilização, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação a quem adoptar no canil municipal.

Aprovou ainda um regulamento que incentiva e apoia famílias mais carenciadas para a esterilização do seu animal de companhia (cão ou gato), no sentido de evitar que sejam abandonadas ninhadas, o que infelizmente acontece muitas vezes. A autarquia apresentou também um Projeto de requalificação e ampliação do Canil que aguarda financiamento da administração central.

O serviço do Canil Municipal de Penafiel, através da página oficial de Facebook divulga ao público, regularmente e sempre que necessário, os animais disponíveis para adoção.