A Animal Task Force, sediada em Bruxelas, anunciou oficialmente, a nomeação de Ana Sofia Santos como sua nova Secretária-Geral, marcando um momento significativo como a primeira mulher portuguesa a assumir um cargo desta natureza nesta organização.
A Animal Task Force (ATF) é uma parceria público privada europeia que se destaca como líder em conhecimento especializado, representando as principais partes interessadas da investigação, indústria e dos agricultores, em toda a Europa.
Atuando na vanguarda das questões relacionadas com o setor pecuário, a ATF trabalha para garantir a base científica promovendo um setor pecuário com práticas sustentáveis e inovadoras.
Ana Sofia Santos possui uma sólida formação académica, sendo licenciada em Engenharia Zootécnica, mestre em Produção Animal e doutorada em Ciência Animal.
Atualmente, desempenha funções enquanto CEO do FeedInov CoLAB, uma estrutura que se destaca pelo seu compromisso em unir a indústria pecuária e a academia, promovendo a inovação e incentivando práticas responsáveis no setor.
Nos últimos anos, Ana Santos tem também integrado a direção da Associação Portuguesa de Zootecnia, evidenciando assim a sua influência no avanço da ciência animal.
As suas áreas de investigação abrangem a sustentabilidade dos sistemas de produção, estratégias de alimentação animal, fisiologia digestiva e práticas de gestão, estão em sintonia com a missão da ATF na promoção de práticas equilibradas e inovadoras no setor da produção animal.
O seu interesse pessoal pela comunicação no campo da ciência animal ressalta a abordagem abrangente do seu trabalho, destacando ainda a importância de uma divulgação eficaz do conhecimento científico.
Nesse sentido, a nomeação de Ana Sofia Santos não apenas reflete o reconhecimento das contribuições de Portugal para o setor e comunidade científica europeia, mas também representa um passo significativo na promoção da colaboração e avanço da agenda de responsabilidade ambiental e inovação em toda a Europa.
O FeedInov CoLAB congratula-se com a sua nomeação, acreditando que este será um passo promissor para a consolidação da importância soluções baseadas em conhecimento científico no setor pecuário na Europa e em Portugal.