Quantos dedos tem um cão?

Normalmente, os cães têm cinco dedos em cada pata dianteira e quatro dedos nas patas traseiras, mas há exceções. Sim, há cães com mais dedos!

A polidactilia é uma anomalia genética, onde o animal possui mais dedos do que os usuais. É um gene dominante, ou seja, a probabilidade dos progenitores que contém esta alteração a transmitirem à próxima geração é elevada.

Normalmente, os cães têm cinco dedos em cada pata dianteira.

Só os 4 dedos que apoiam no chão são funcionais. O quinto dedo, chamado esporão ou pesunho, localiza-se na parte interior da pata.

É um dedo extra rudimentar, que pode estar completamente desenvolvido ou ser apenas uma formação apendicular com uma unha. Nas patas traseiras são dedos sem ossos, desarticulados.

O quinto dedo nas patas de trás é frequente em raças de cães de montanha, que o apresentam como adaptação ao terreno onde habitavam, mas pode aparecer em outras raças.

O quinto dedo não toca no chão, logo as unhas não sofrem nenhum desgaste e é necessário controlar o seu crescimento.

Sem desgaste, as unhas podem crescer demasiado, afetando os movimentos e o andar do cão, ou até mesmo enrolando-se para dentro, perfurando a almofadinha e resultando em infeções dolorosas.

 

Partilhar