A GNR da Guarda realizou ações de fiscalização ao bem-estar animal que detetaram dois crimes de abandono de animais de companhia e foram ainda elaborados três autos de contraordenação no âmbito de legislação animal.
O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), no dia 15 de março, realizou diversas ações de fiscalização relacionadas com animais de companhia e bem-estar animal, no concelho da Guarda.
No âmbito destas ações de fiscalização ao bem-estar animal, com o objetivo de sensibilizar e assegurar o cumprimento das normas legais relacionadas com os animais de companhia, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos animais e dos seus detentores.
Os militares da Guarda detetaram dois crimes de abandono de animais de companhia, sendo os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda.
No seguimento da ação, foram ainda elaborados três autos de contraordenação no âmbito de legislação animal, nomeadamente:
– Uma infração por falta de vacina antirrábica;
– Duas infrações por falta de registo no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.