A autarquia de Sintra vai desenvolver o projeto-piloto “Solução Patudo”, que promove a adoção de animais de companhia por parte da população sénior, no sentido de combater a solidão junto dos munícipes mais idosos.
O projeto que junta também a delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Associação Cães Pelas Pessoas (DTC Social), tem como objetivo “combater o isolamento social e a solidão dos seniores, reduzindo níveis de ansiedade e de sedentarismo e, ao mesmo tempo, fomentando a interação com a comunidade”.
Além dos benefícios conhecidos da interação entre pessoas e animais, o projeto visa também “promover a adoção animal contribuindo para a retirada de animais abandonados que se encontram acolhidos no Centro de Recolha Oficial de Animais de Sintra [CROAS]”, lê-se numa nota da autarquia.
“Residem atualmente no concelho de Sintra perto de 69 mil seniores, representando 17,9% da população total, dos quais mais de 29 mil vivem sozinhos, sendo que, muitos destes, não têm qualquer apoio de retaguarda vivendo em situação de solidão e isolamento social”, é referido na proposta do vereador da Solidariedade e Inovação Social, Eduardo Quinta Nova.
A minuta do protocolo entre o município e as duas organizações estipula que os participantes no projeto serão sinalizados pela delegação da CVP e posteriormente acompanhados pela DTC Social, no âmbito da intervenção com idosos e cuidador de animais.
Cabe ao município sinalizar os animais, assegurando a esterilização, identificação eletrónica e plano de vacinação e desparasitação.