Manter o nosso cão saudável e feliz no verão!

Há muitos perigos para os animais associados ao calor extremo, mas desde que os donos estejam atentos e conheçam os sinais de alerta, é fácil mantê-los saudáveis e felizes.

Recordamos aos donos os potenciais perigos, para estarem preparados para estes meses quentes. Lembre-se que se temos calor, o nosso animal de estimação também.

Golpe de calor
Pode afetar cães e gatos. Os animais têm de ter acesso a áreas frescas, com sombra e água sempre disponível. Se a nossa casa estiver muito exposta ao sol, fechar as cortinas e/ou estores ajuda a torná-la menos quente.

Hidratação
É essencial manter os nossos animais hidratados. Providenciando água fresca e limpa, em todos os momentos. Alguns sinais de desidratação: gengivas secas, perda de apetite e letargia.

Patas em superfícies quentes
Asfalto, areia e cimento podem estar a escaldar e queimar as patas dos cães. Pouse as costas da sua mão no chão e conte 7 segundos. Se estiver demasiado quente para si, também vai estar para as patas do cão.

Parasitas
Pulgas, carraças, mosquitos e outros parasitas têm mais prevalência durante os meses de verão. Proteja o seu cão!

Janelas abertas
Cuidado com as janelas abertas, para refrescar a casa, o animal pode cair acidentalmente ou fugir. Utilize um protetor na janela.

Interação com outros animais
Supervisione as atividades ao ar livre para prevenir encontros com cães agressivos e animais selvagens (sapos, ouriços, abelhas, etc.). Se o seu cão foi mordido ou picado por um animal ou inseto, e está a exibir um comportamento incomum, leve-o ao seu médico veterinário.

Esteja atento aos sinais do seu cão, por causa dos perigos que o verão pode trazer.