Conselhos de verão para donos responsáveis

O bem-estar dos nossos cães é muito importante e com as temperaturas elevadas de verão, é essencial garantir a sua segurança e conforto. Deixamos alguns conselhos para os meses de verão!

Água e sombra

O cão tem de ter sempre acesso a água fresca e limpa para beber, e áreas de sombra.

Piscinas para cães

Se tem espaço e o seu cão gosta de água. Colocar uma piscina canina no jardim, à sombra, é uma excelente ideia. Alguns cães gostam de brincar com a água que sai da mangueira, um bom jogo para os dias mais quentes.

Golpe de calor

Um golpe de calor leva a que a temperatura corporal do animal aumente acima do normal. Conheça os sinais de sobreaquecimento e de golpe de calor, que colocam em risco a vida do seu cão:
» respiração pesada;
» salivação excessiva;
» gengivas vermelhas, secas e brilhantes;
» dificuldade em respirar;
» respiração ruidosa;
» pele muito quente;
» batimento cardíaco acelerado;
» falta de reação;
» vómito, diarreia;
» descoordenação e tremores.

Passeios

Planeie os passeios para manhã cedo e para final da tarde, evite exercícios intensos e leve sempre água.

Superfícies quentes

Evite passear o seu cão em areia quente ou pavimentos (alcatrão, calçada, etc.), pode sofrer queimaduras nas patas.

Cuidado com os petiscos

Durante o verão é mais frequente idas ao veterinário relacionadas com a comida. Não abuse nos petiscos e mantenha o seu cão debaixo de olho!

Animais de focinho curto

Animais de focinho curto (braquicéfalos) como as raças Pug, Bulldog Inglês e Bouledogue Francês, e os gatos Persas e Exóticos, são mais susceptíveis a golpes de calor. Têm mais dificuldade em arrefecer por si.

Veículos fechados

Nunca deixe o seu cão sozinho dentro de um veículo estacionado. Não interessa se as janelas estão abertas.

A temperatura no interior do carro aumenta muito rapidamente. Com uma temperatura exterior de 21°C, em apenas 10 minutos a temperatura interior de um carro exposto à luz do sol pode subir 11°C. Em 20 minutos, pode subir 16°C. Ao fim de uma hora, o interior do automóvel pode chegar aos 82°C.

Queimaduras solares

Os cães também podem sofrer queimaduras solares! Os cães de pelagem branca, de pelo curto ou tosquiado recentemente, especialmente, devem estar protegidos do sol direto. Podemos até considerar colocar um protetor solar.

Parasitas

Assegure-se que o seu cão está protegido contra parasitas como pulgas, carraças, mosquitos e flebótomos. Muitos são vetores de transmissão de doenças.

Identificação

Além do microchip (que é obrigatório), é boa ideia colocar na sua coleira uma medalha com um contacto ou um dispositivo gps, caso se perca, especialmente quando vamos de férias.

LEIA TAMBÉM
Quais as raças com maior risco de sofrer um golpe de calor?