Missão portuguesa de salvamento recebida à chegada da Turquia

O Governo português recebeu os elementos da Força Operacional Conjunta (FOCON) que cumpriram na Turquia a missão de apoiar as operações de busca e salvamento após o sismo e várias réplicas.

Marcaram presença a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e os Secretários de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e da Saúde, Ricardo Mestre.

Na receção, efetuada no terminal militar de Figo Maduro, em Lisboa, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que o resgate de uma criança de dez anos com vida por parte da missão portuguesa, na Turquia, foi “um momento muito significativo” e “vivido com muita emoção por parte dos portugueses”.

José Luís Carneiro disse também que este feito “marca de uma forma indelével esta missão internacional desenvolvida por esta força especial” e transmitiu palavras “de profundo agradecimento e gratidão” pelo trabalho desenvolvido.

A missão partiu a 8 de fevereiro, tendo o regresso ocorrido a 18 de fevereiro.

O Ministro disse também que Portugal está disponível para enviar uma nova missão para apoiar a Turquia. “Se o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o Centro Coordenador de Resposta de Emergência [da União Europeia] assim o entender, Portugal estará disponível para mobilizar uma nova força de apoio para busca e salvamento e, se necessário for, para a própria reconstrução”, afirmou ainda.

A Força Operacional Conjunta (FOCON) – coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e composta por 52 elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, GNR, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e por seis cães – esteve mais de uma semana na cidade turca de Antáquia, atingida em 6 de fevereiro por dois fortes sismos.