Os sinais de dor por osteoartrite podem ser confundidos com envelhecimento

Um estudo concluiu que a maioria dos donos de cães e gatos confundem os sinais de osteoartrite com o envelhecimento, o que significa que poderão estar a desperdiçar a oportunidade de melhorar o bem-estar dos seus animais de companhia.

Este estudo, encomendado pela Zoetis Inc. e realizado pela YouGov, evidenciou que, embora a maioria dos donos de cães (89%) e gatos (80%) tenha conhecimento do que é a osteoartrite, muitos poderão estar a confundir os sintomas com o envelhecimento geral ou com outros problemas de saúde.

Tendo em conta que 27% dos donos de cães e 28% dos donos de gatos não levarão, provavelmente, o seu animal de companhia ao veterinário quando estes exibirem sinais comuns de osteoartrite, muitos poderão estar a desperdiçar a oportunidade de melhorar o bem-estar dos seus animais.

34% dos donos de cães e 43% dos donos de gatos confundem os sinais de osteoartrite com o envelhecimento.

A garantia de que os cães e gatos são felizes e saudáveis é muito importante para os seus donos: quase três quartos dos donos de gatos (72%) e dos donos de cães (73%) afirmam que a saúde dos seus animais de companhia é tão importante quanto a sua e aproximadamente um em cada dez afirma que a saúde do seu animal de companhia é mais importante do que a sua própria saúde (10% no caso de donos de gatos e 12% no caso de donos de cães).

“Tal como nos seres humanos, a osteoartrite é um problema muito comum em cães e gatos — cerca de 30%–50% serão afetados em algum momento das suas vidas”, afirmou Matt Gurney, Médico-veterinário e Presidente do European College of Veterinary Anaesthesia & Analgesia (Colégio Europeu de Anestesia e Analgesia Veterinária).

A osteoartrite pode ser muito dolorosa para os animais de estimação e ter um impacto negativo na sua saúde física e no seu bem-estar emocional.

Sinais de osteoartrite comuns:
– Cães que se cansam mais depressa nas caminhadas;
– Gatos com dificuldade em saltar para superfícies altas e em descer dessas superfícies.

Estão disponíveis tratamentos para a dor por osteoartrite em gatos e cães no seu médico-veterinário.