Póvoa de Lanhoso renova protocolo para gestão do Canil

Numa altura em que se está a projetar uma nova solução para o acolhimento de animais, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a renovação do protocolo de cedência e cooperação entre o Município e o CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, tendo por objeto a gestão e a utilização do canil municipal.

Este protocolo, com duração de um ano, engloba a transferência para o CAPA, por parte da Câmara Municipal, de um subsídio de 12.900 euros, destinado a assegurar a gestão do canil, nomeadamente, pagamento dos encargos com alimentação, com medicamentos e vacinação, bem como, com tratamentos e cirurgias dos animais alojados no canil municipal, e com a limpeza e manutenção dos espaços, de entre outros.

Esta renovação foi aprovada na reunião de Câmara realizada no dia 31 de janeiro, nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Trata-se de um protocolo que objetiva defender a higiene e saúde públicas, bem como a segurança das pessoas, salvaguardando sempre o direito dos animais.

No capítulo da saúde animal, de lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com o CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, Movimento Gatos de Rua e Bigodes de Ouro, tem a decorrer uma campanha de esterilização de animais de companhia, que, em 2022, permitiu a esterilização, a preços mais acessíveis, de 154 animais (entre canídeos e felinos).