Já são conhecidos os quatro projetos vencedores do programa Born from Knowledge Ideas 2022, promovido pela Agência Nacional de Inovação, que visa impulsionar a transferência de conhecimento das Instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial.
Nesta edição do concurso estiveram representadas 29 Instituições de Ensino Superior nacionais. A final decorreu a 10 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, tendo sido distinguidos quatro projetos, um deles dirigido aos animais.
O Platgen®, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é uma terapêutica veterinária biológica que cura feridas cutâneas mais rapidamente, com menos custos e menor impacto ambiental.
Quem tem um animal doméstico, um cão ou um gato, sabe que as feridas cutâneas por causa de infeções, acidentes, mordidas e até cirurgias, além de serem frequentes, são, muitas vezes difíceis de tratar, infetando frequentemente.
Além de serem usados antisséticos, antibióticos e vários outros materiais que constituirão resíduos hospitalares, a conta no veterinário é elevada.
Segundo os promotores do projeto, os custos por animal ascendem em média a 420€.
PlatGen® é um produto terapêutico, eficaz na regeneração de feridas complexas. Apresenta capacidade antimicrobiana e analgésica, sendo biocompatível, biodegradável e sustentável.
Surgiu do desenvolvimento de uma tese de doutoramento em Ciências Veterinárias da UTAD, tem já uma patente em curso, e artigos científicos revistos por pares, já publicados.
Sendo as feridas cutâneas muito comuns na clínica diária de cães e gatos, este produto vem, numa alternativa biológica, ecológica e mais económica, solucionar um problema complexo, moroso e muito dispendioso.
Mais do que cicatrizar, estimula e acelera os mecanismos de regeneração tecidular e é constituído por proteínas de elevado valor biológico derivadas de plaquetas e leucócitos.
Mesmo as lesões de grande dimensão e infetadas são resolvidas com a aplicação de Platgen® de forma eficaz, terminando numa cicatriz vestigial.
A sua aplicação no tratamento de feridas cutâneas de cães e gatos já está publicada por este grupo de trabalho, nos resultados científicos anteriormente referidos.
Constitui uma alternativa não química às opções convencionais já existentes no mercado (químico/farmacológicas, como antibióticos).
É aplicado diretamente na lesão, sendo absorvido de uma forma natural ao longo do tempo, diminuindo a frequência da mudança de penso.
Consequentemente, diminui os resíduos e desperdícios produzidos em contexto clínico, assim como os gastos associados a diferentes consultas/deslocações, incluindo intervenções cirúrgicas, que podem ser complexas e que comportam riscos, associados à anestesia.
As feridas tratadas com este produto não necessitam de aplicação tópica de antibióticos, antissépticos e analgésicos, contribuindo para a redução da pegada ecológica.
De forma direta, o Platgen® está comprometido com a diminuição da resistência a antibióticos, assim como o aparecimento de bactérias multirresistentes, num conceito One Health.
O Platgen® tem como alvo inicial a aplicação em feridas de cães e gatos, com provas científicas de aplicação xenogénica.
No futuro, os promotores pretendem que a sua utilização se estenda a outras espécies animais, incluindo humanos.