Oeiras tem “Código Amarelo” para cães que precisam de espaço

Se a partir de amanhã se cruzar na rua, em Oeiras, com um animal de estimação com um laço amarelo, significa que este “precisa de espaço”.

Uma novidade no âmbito da política animal da Câmara Municipal, que consiste num novo projeto, intitulado Código Amarelo de Oeiras (CAO), o qual, sob o mote “Oeiras pelos Animais”, será apresentado na Festa Animal, no dia 5 de outubro, às 11h30, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.

O CAO resulta num símbolo a aplicar na trela de cada animal, visível e com cor de destaque (amarelo), que seja identificado por todos, com o significado de que o animal “precisa de espaço”.

Não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para “marcar” cães agressivos. É somente uma ferramenta utilizada pelos tutores para transmitir a mensagem de que o cão necessita de espaço.

A informação dada pelo Código Amarelo, pode ser usada em diferentes momentos da vida do cão: por estar em treino; por ter sido resgatado há pouco tempo e ainda ser reativo; porque é pouco sociável com outros animais; porque está doente; porque é idoso e não pode ser provocado por outros animais; porque é um cão mais reativo a outros animais; porque está com o cio; porque está em tratamento; entre outros.

O laço amarelo vai estar disponível em todas as Juntas de Freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.

Leia também o artigo:
» O que significa uma fita amarela na trela?

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish