MAR Shopping Matosinhos apoia ÂNIMAS no treino de cão de assistência para uma criança com autismo

O MAR Shopping Matosinhos assinala o Dia do Animal com uma campanha de angariação de donativos, entre 4 e 31 de outubro, para a ÂNIMAS Portugal, para o treino de um cão de assistência a ser doado a criança com autismo.

O MAR Shopping Matosinhos, meeting place pet friendly permite a entrada de animais de companhia e prepara-se para voltar a assinalar o Dia do Animal, celebrado a 4 de outubro.

Uma das ações será a angariação de donativos para a ÂNIMAS Portugal, associação que tem como missão proporcionar aos indivíduos com diversidade funcional um recurso habilitador (um cão de assistência) que aumente os seus níveis de independência e autoestima.

Com este apoio, a ÂNIMAS vai treinar e doar um cão de assistência a uma criança de 12 anos que sofre de uma perturbação do espetro do autismo.

Para apoiar este projeto, o MAR Shopping Matosinhos irá desenvolver, entre 4 e 31 de outubro, uma campanha na sua página oficial de Facebook, em que, por cada like, o meeting place doará 1€ (até ao limite de 1.500€). Este valor será usado para o treino do cão.

O cão de assistência que esta criança irá receber vai “ajudá-la a ultrapassar pequenas dificuldades, bem como será um fator de inclusão na sociedade, tornando-a mais autónoma, mas independente e, acima de tudo, mais feliz”, como explica Abílio Leite, presidente da direção da ÂNIMAS Portugal.

Como costuma acontecer nestas situações – a ÂNIMAS Portugal doa uma média de 10 cães de assistência por ano – a família desta criança foi previamente entrevistada por uma equipa de profissionais de saúde e instrutores de cães de assistência para se avaliar o possível impacto do cão de assistência no seu dia a dia, mas também para avaliar as expectativas que existiam no seio familiar e se as mesmas estavam ajustadas à realidade de capacidade de trabalho de um cão.

Uma vez ultrapassada esta fase e após a doação do animal, a ÂNIMAS Portugal não dá por finalizado o seu trabalho. Haverá até ao fim de vida do cão um acompanhamento constante por forma a serem acertados pormenores e a evolução da dupla criança+cão.

A esta criança, o cão ajudá-la-á a regular as crises diárias, o seu ciclo de sono, evitar comportamentos de fuga e permitir que ela enfrente novas situações com as quais se sentirá mais confortável por ter consigo o seu companheiro.