Através de um questionário aos donos é possível obter uma visão global da saúde e bem-estar do cão, e dados sobre os níveis de energia, felicidade, mobilidade, sociabilidade e apetite.
Investigadores da Mars Petcare pertencentes às equipas do Instituto de Ciências Waltham Petcare e do Hospital Banfield Pet realizaram uma avaliação da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos animais de estimação.
Por meio de um questionário de 32 perguntas respondido pelos donos de 2.813 cães, foram extraídas informações sobre o seu comportamento e atividade.
Processados os resultados, obtém-se uma visão global da saúde e bem-estar do cão, incluindo informações e dados sobre os níveis de energia, felicidade, mobilidade, sociabilidade e apetite do animal.
Um novo estudo publicado na Scientific Reports valida este estudo para medir a saúde e o bem-estar canino.
“O bem-estar dos cães importa tanto para os donos quanto para os veterinários”, disse Nefertiti Greene, Presidente de Ciência e Diagnóstico da Mars Petcare.
“Este projeto permitir-nos-á obter dados mais precisos sobre a saúde e o bem-estar dos cães, o que é essencial para continuar a investigação sobre a saúde dos animais de estimação e, assim, para avançar no nosso propósito: um mundo melhor para os animais de estimação”, acrescentou.
Para realizar o projeto, os resultados do questionário foram confrontados com os prontuários do Hospital Banfield Pet.
Algumas conclusões:
– Os níveis de mobilidade e energia revelaram-se menores em cães com osteoartrite;
– Os níveis de sociabilidade e felicidade diminuíram à medida que os cães envelheceram e desenvolveram doenças crónicas;
– O apetite dos animais era menor em cães com doenças dentárias.
Além disso, graças aos dados extraídos e às informações específicas desses parâmetros, os investigadores conseguiram identificar uma dor subjacente que poderia passar despercebida, uma vez que é difícil de detetar.
“Do ponto de vista de um veterinário, este estudo da condição geral e da qualidade de vida de um animal de estimação fornecerá informações valiosas sobre como os cuidados veterinários podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação”, disse Jennifer Welser, DVM, DACVO, Diretora Médica de Mars Veterinary Saúde.
“Com base nestes conhecimentos, podemos aferir quais os tratamentos e intervenções que têm impacto mais positivo na saúde e bem-estar dos animais de estimação, e melhorar a comunicação entre donos e animais de estimação para ter maior conhecimento sobre a saúde destes últimos; avançando assim no nosso propósito: um mundo melhor para os animais de estimação”, acrescentou Welser.
O estudo pode servir de suporte para futuras aplicações ou ferramentas digitais que veterinários e proprietários podem utilizar para monitorizar de forma mais precisa o bem-estar e a saúde dos cães em qualquer fase das suas vidas, bem como perceber quais os tratamentos e intervenções que estejam a contribuir mais significativamente para a saúde dos animais de estimação.