O Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco, conhecido como Cheque Veterinário, elevou o número de municípios aderentes, contanto atualmente com 28 autarquias.
O Cheque Veterinário tem como objetivo apoiar os animais abandonados e recolhidos pelas autarquias e os animais de famílias carenciadas.
Este ano, aderiram ao Cheque Veterinário, os municípios de Santarém, UF Amarante e Torres Novas, juntando-se à lista de autarquias de todo o país que fazem parte do programa focado na ajuda de animais em risco, promoção de políticas de saúde animal e na prevenção do abandono e no controlo da população de animais errantes.
Criado pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), o Cheque Veterinário visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos, e é válido para animais em lares cujas famílias comprovem carência económica para fazer face a estas despesas e para os animais alojados nos Centros de Recolha Oficiais, com vista à adoção.
Desde o seu lançamento em 2017 que já foram tratados mais de 10.000 animais através da verba alocada pelos diversos municípios aderentes ao Cheque Veterinário, num valor superior a meio milhão de euros.
Tem-se vindo a observar uma tendência de crescimento na adesão dos Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) ao programa, com a inclusão de mais 35 CAMVs, aumentando para 366 o número de centros aderentes.
Jorge Cid, Bastonário da OMV, destaca: “O Cheque Veterinário é uma medida fundamental para os municípios e para as famílias e contribui para atenuar o abandono de animais, um flagelo que continua a aumentar e relativamente ao qual há ainda muito a fazer em Portugal. Este programa permite a criação de uma rede nacional de cuidados primários médico-veterinários para animais de risco, proporcionando aos municípios os instrumentos necessários para o cumprimento da legislação em vigor, promovendo a profilaxia médica e cirúrgica aos animais identificados pelas autarquias”.
O recurso à rede nacional de Cheque Veterinário entre os diferentes Municípios e os Centros de Atendimento Médico-Veterinários aderentes, para proteger os animais em risco, é um passo fundamental na construção de um Sistema Nacional de Saúde Animal.
Através da plataforma digital, a Ordem dos Médicos Veterinários, disponibiliza um espaço reservado ao programa com vídeos explicativos, dúvidas mais frequentes e áreas de consulta e adesão. Mais informações no website da OMV.