A GNR realizou uma ação de fiscalização ao bem-estar animal na Moita, na sequência de denúncias recebidas por furto de animais de companhia e por falta de condições de bem-estar de equídeos.
O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo Proteção Ambiental (NPA) do Montijo, hoje, dia 31 de maio, levou a cabo diversas ações de fiscalização relativas ao bem-estar animal, no concelho da Moita.
A ação decorreu na sequência de denúncias recebidas por furto de animais de companhia e por falta de condições de bem-estar de equídeos.
Foram fiscalizados vários animais, nomeadamente equídeos e canídeos, e identificados 20 indivíduos.
Tendo resultado na elaboração dos seguintes autos de contraordenação:
– 18 por falta de apresentar o animal para marcação e registo no SIAC;
– 19 por falta de vacinação antirrábica;
– 19 por falta de Documento de Identificação de Equídeos;
– Um por abandono de resíduos;
– Um no âmbito rodoviário ao Código da Estrada.
Todos os animais apresentavam um estado corporal adequado, não tendo sido identificado nenhum animal envolvido em algum processo de furto.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.