Os cães ficam de “luto” quando outro cão da casa morre?

Uma pesquisa descobriu que 86% dos donos disseram que os seus cães sobreviventes mostraram mudanças comportamentais após a morte de outro canino na casa.

A perda de um ente querido pode ter um impacto profundo nos humanos, afetando tudo, desde os padrões de sono até ao apetite. Agora, um estudo diz ter encontrado mudanças de comportamento semelhantes em cães que perderam um companheiro canino.

A Dra. Federica Pirrone, da Universidade de Milão, que é uma das autoras do estudo, disse: “Os cães são animais altamente emocionais que desenvolvem laços muito estreitos com os membros do grupo familiar. Isso significa que eles podem ficar muito angustiados se um deles morrer e os donos devem esforçar-se para ajudá-los a lidar com essa angústia.”

Na revista Scientific Reports, a Dra. Federica Pirrone e colegas descrevem como analisaram as respostas de 426 adultos italianos que preencheram online um “questionário de luto para cães” para investigar como os cães vivenciam o luto.

Todos os participantes passaram pela perda de um de seus cães enquanto pelo menos um outro cão ainda estava vivo, e o questionário analisou o comportamento e as emoções dos donos e dos seus cães sobreviventes após a morte.

Os resultados revelam que 86% dos donos disseram que os seus cães sobreviventes apresentaram mudanças comportamentais após a morte de outro canino da casa.

A Dra. Pirrone explica que “no geral, os cães brincam e comem menos, dormem mais e procuram mais a atenção dos donos”.

Uma das explicações pode estar relacionada com a interrupção de comportamentos compartilhados entre o cão que morreu e os sobreviventes.

Os autores explicam que descobriram que se os cães costumavam compartilhar comida durante a vida, o cão sobrevivente era mais propenso a reduzir o seu nível de atividade e a dormir mais.

O aumento nos níveis de medo dos cães sobreviventes e a redução no consumo de alimentos foram associados ao sofrimento, raiva e trauma psicológico dos donos em resposta à morte.

 

Partilhar