Equipa de Proteção Animal de Fafe recolheu 264 animais em 2021

A Equipa de Proteção Animal do Município de Fafe recolheu, durante o ano de 2021, no concelho, um total de 264 animais vivos e 130 cadáveres.

Os animais recolhidos vivos eram abandonados e errantes, sendo que muitos dos cadáveres animais foram encontrados na via pública em adiantado estado de decomposição.

O Município informou que “a par desta intervenção, e inserido na campanha oficial de vacinação antirrábica, identificação dos animais domésticos e controlo de zoonoses, em 2021 foram realizadas mais 635 vacinações e 207 identificações animais”.

Estas ações decorreram em todas as freguesias do concelho e no Centro de Recolha Oficial Animal de Fafe (CROA).

Durante o ano de 2021 foram vacinados e revacinados 316 animais, que ficaram protegidos contra as principais doenças infectocontagiosas. Foram ainda desparasitados 357 animais.

“Todos os animais que entram no centro de recolha são vacinados e revacinados contra as principais doenças infectocontagiosas”, explica o comunicado, “para além da desparasitação interna e externa com desparasitantes de largo espectro”.

Em 2021 foram entregues no CROA de Fafe, com guia de pagamento, 6 canídeos, no âmbito de um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal que permite aos munícipes a possibilidade de entregarem os seus animais de companhia no CROA de Fafe.

Este procedimento realiza-se sempre que existam motivos de força maior como “falta de condições de alojamento, morte do detentor, emigração ou outras razões que possam colocar em causa o bem estar dos animais e a salubridade ou a segurança das pessoas e outros animais”.

O Município refere ainda que em 2021 foram eutanasiados 53 animais, “todos considerados não adotáveis (portadores de doenças crónicas incuráveis ou com sinais de evidente sofrimento), conforme disposto na Lei 27/2016 de 23 de agosto que enquadra estas ações”.

Todos os cadáveres foram recolhidos por uma empresa autorizada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), tendo como destino a incineração.