Proibida a criação de Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel na Noruega

O Norwegian Kennel Club divulgou esta segunda-feira no seu website a conclusão do Tribunal que proíbe a criação de Bulldog Inglês e de Cavalier King Charles Spaniel.

O Norwegian Kennel Club (NKK), o Norwegian Bulldog Club, o Norwegian Cavalier Club e os seis criadores estão surpresos e dececionados com a conclusão do Tribunal Distrital de Oslo.

O Tribunal conclui que criar, especificamente, as raças Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel é contrário ao Animal Welfare Act.

Åshild Roaldset, da Animal Protection Norway, destaca que “este é um veredicto histórico que atrai a atenção internacional”, diz o World Today News.

Tom Øystein Martinsen, do NKK, refere que temem que a interrupção do bom trabalho de criação destas duas raças, feito através da NKK e dos clubes de raça, tenha um efeito negativo no bem-estar dos cães.

O comunicado refere que “a decisão também enfatiza claramente que o trabalho de criação feito pelos criadores através dos clubes de raça e da NKK é a “melhor prática” e que muito trabalho de criação foi feito”.

A proibição de reprodução ainda não é uma proibição destas duas raças, por isso a procura irá continuar, o que pode levar à “produção” de cães sem controlo, por “produtores” cuja motivação é apenas o lucro.

“A competência profissional, as exigências sanitárias e as informações sobre o estado de saúde e o histórico dos reprodutores desaparecerão”, diz Martinsen.

Para o KKN, “a resposta para resolver os desafios da saúde está em trabalhar com base no conhecimento com cães registados”, para garantir que apenas “animais saudáveis sejam utilizados na criação, e que os restantes sejam excluídos”, acrescenta.

O Clube norueguês refere que o seu sistema estabelece requisitos rigorosos de saúde para as várias raças, e que trabalha em estreita colaboração com especialistas e instituições de pesquisa para garantir que a criação siga na direção certa.

O World Today News refere as últimas estatísticas do NKK, do ano 2021, no qual foram registados na Noruega 416 exemplares da raça Cavalier King Charles Spaniel e 83 exemplares da raça Bulldog Inglês.

O comunicado reforça no final que “o Norwegian Kennel Club, o Norwegian Bulldog Club, o Norwegian Cavalier Club e os seis criadores colocam o bem-estar dos cães em primeiro lugar”.

Acrescentado que todos “têm um objetivo claro de que os cães criados sejam cães saudáveis, que possam viver vidas longas e saudáveis para o benefício de si mesmos, dos seus donos e da sociedade.”

“Agora consideraremos apelar do veredicto”, explica Martinsen, com base no compromisso de melhorar o bem-estar dos cães