Os cães de assistência já têm um cartão de identificação digital

A Assistance Dogs International (ADI) desenvolveu um cartão de identificação digital para os Cães de Assistência para fazer face ao aumento de falsas acreditações e documentos fraudulentos.

O principal objetivo é garantir que os beneficiários tenham a documentação de que precisam na ponta dos dedos para garantir que os seus Cães de Assistência possam fazer o seu trabalho.

O ID digital pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel. Inclui a foto da dupla, detalhes de contacto do condutor, bem como o número de licença de acesso público do seu Cão de Assistência certificado,  microchip e qual foi a organização de treino credenciada.

Única entidade acreditada pela ADI em Portugal, a Associação Ânimas forma Cães de Assistência para pessoas com deficiência que se candidatem a este auxílio, sendo que os animais, uma vez terminada a formação, são entregues gratuitamente aos novos donos.

A ÂNIMAS aderiu ao ID digital, utilizando-o para identificar as Duplas de Cães de Assistência, a equipa técnica e as Duplas em Intervenções Assistidas por Animais.

João Sousa e o Sir Lupi foram uma das primeiras Duplas a receber o ID digital e tendo em conta as dificuldades de visão salienta a importância deste cartão a ser exibido quando solicitado. “Não imaginam o stress que eu tinha quando me pediam o cartão. Tinha que mostrar todos os que tenho na carteira e pedir para escolherem. Agora, mostro logo!”, explica João Sousa.

“A fraude com os Cães de Assistência não é nova e tem vindo a aumentar com as restrições das companhias aéreas aos cães de companhia viajarem na cabine. Esperamos que este novo cartão de identificação digital esteja um passo mais perto de pôr fim a isso. Os nossos Cães de Assistência são submetidos a um treino de acesso público rotineiro para manter a sua licença e é fundamental que aqueles com acreditação fraudulenta não comprometam o acesso a quem mais precisa.”, refere a Associação Ânimas.

 

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish