Luísa Bartolomeu sagra-se campeã nacional de Obediência

Luísa Bartolomeu sagrou-se Campeã Nacional de Obediência desportiva canina e irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Obediência, a realizar-se em junho, na Dinamarca.

Realizou-se a 11 de dezembro, em São Brás de Alportel, a última prova do Campeonato Nacional de Obediência, que veio a consagrar o binómio Luísa Bartolomeu e Maet, exemplar da raça Cão de Pastor Belga Tervueren.

Luísa nasceu em Portugal, mas ainda criança emigrou com a família para França, tendo regressado há pouco mais de um ano ao Algarve.

Atualmente faz aquilo que mais prazer lhe dá “treinar cães, competir ao mais alto nível e ajudar tutores a atingirem uma relação saudável com os seus cães através das aulas que leciona”, sendo a responsável pelo grupo de trabalho de Obediência da escola de treino canino Iron Dog Algarve, em Quarteira.

Luísa Bartolomeu com Maet (Cão de Pastor Belga Tervueren).

 

A sua vida competitiva teve início em França, em 1979, dedicando-se sobretudo à prática de “modalidades como o Agility e Obedience, mas também passando pelo IGP, Ring, Pistagem, e até caça de trufas, tendo assim, uma longa experiência em diferentes vertentes do treino canino”.

De acordo com a Iron Dog Algarve, Luísa “apaixonou-se por diferentes raças (pastor alemão, pastor escocês, pastor belga Tervueren e Schipperke) e tem-se dedicado a ajudar inúmeros donos a formarem os seus cães, e a entenderem melhor como conseguir comunicar com eles”.

É formada enquanto “Instrutora de Educação Canina Básica”, “Instrutora especializada em treino de cachorros”, frequentou o “Curso de socialização em individual e em grupo”, “Preparação para competição” e foi ainda responsável por vários grupos de competição em França.

A atual Campeã Nacional, que compete pela escola Iron Dog Algarve, em Classe 3, nível máximo da modalidade de Obediência, “convida e desafia todos os donos que gostam de treinar os seus cães a iniciarem-se na prática desta modalidade desportiva”.

EnglishFrenchPortugueseSpanish