Escassez de vacinas e medicamentos veterinários deve estar normalizada em janeiro

A APIFVET – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários tem estado atenta a um conjunto de notícias relativas ao abastecimento de vacinas e outros medicamentos veterinários.

As dificuldades de produção e ou fornecimento têm sido também relatadas de forma global e afetando vários setores da economia no mundo inteiro. Mas, na sequência dos planos desenvolvidos pela Indústria Farmacêutica Veterinária para robustecer o fornecimento de vacinas e outros medicamentos veterinários, é esperado que situações de escassez temporária que ocorreram recentemente venham a estar ultrapassadas no curto prazo ou se revistam de uma natureza pontual.

Para esta situação, contribuíram vários fatores, como por exemplo o esforço hercúleo no desenvolvimento e produção de vacinas contra a COVID 19 em tempo recorde, condicionando a disponibilidade de materiais comuns ao setor humano e veterinário, os efeitos, ainda sentidos, de vários confinamentos em diversos lugares do mundo e de uma pandemia que atrasou e condicionou a produção e o fabrico de determinados componentes em diversas áreas (p.ex. materiais de acondicionamento e seringas).

O esforço conjunto dos vários stakeholders permitiu ainda assim o abastecimento em situações de prioridade de forma a atender a saúde e bem-estar dos animais.

Numa época de pandemia foi possível constatar o enorme reconhecimento dos animais por parte das famílias, nomeadamente de animais companhia, que teve um forte incremento populacional e que são parte do núcleo familiar. Daí que, apesar de poder causar alguma apreensão nos donos dos animais, esta é uma situação que não coloca em causa a saúde pública ou animal futuras.

A APIFVET agradece em nome de todos os seus associados o esforço de distribuidores, retalhistas, médicos veterinários, que tiveram na procura de soluções e reafirma o seu compromisso com todo o sector num momento em que começa a assistir a uma normalização das cadeias de produção.