Exposições Caninas Chocalhos 2021, ultrapassaram todas as expetativas!

“ Para se entender bem é preciso dar um salto ao campo, é preciso ir ver os pastores. É assim que estes homens comandam os caminhos dos rebanhos, montes acima, vales abaixo, com cães por companhia, fiéis companheiros para os ajudar a convencer a ovelha a virar à direita quando o bicho teima em ir para esquerda. (…) Não é apenas ver os pastores. É perceber um pouco mais sobre a tradição milenar que é a transumância, um nome grande para descrever uma tarefa ainda maior.”

(TSF Rádio Noticias, SA Programa Evasões. 25 Maio 2007 – Livro Rota da Lã Translana (UBI)

Realizaram-se no passado dia 18 de setembro as Exposições Caninas Especializadas de “Cães de Condução” e de “Cães de Proteção de Rebanhos”, integradas no Chocalhos 2021 – Festival dos Caminhos da Transumância.

Tal como a vida a pastoril, também sujeita a contingências nos últimos tempos, estas exposições são das poucas que não viram nenhuma edição cancelada nos últimos dois anos.

Depois de em 2020 se terem realizado numa envolvência exclusiva, sem público e com naturais receios superados sobretudo pela determinação de organizadores e participantes, este ano foi num ambiente de transição para a tão almejada normalidade que decorreram estes eventos.

Sendo um dos principais objetivos desta realização a aproximação e o intercâmbio entre o mundo da morfologia e o mundo da função original destes tipos de cão, foi com agrado que não só a presença de público permitiu a permuta e partilha de conhecimentos como é de registar a realização de exames de admissão ao Registo Inicial do Livro de Origens Português e a participação em competição de exemplares que diariamente executam a função que ao longo dos séculos apuraram em simbiose com os gados e o Pastor.

Já com alguns apontamentos da programação geral do Festival, as exposições de raças autóctones de caprinos e ovinos da região, os ateliers promovidos pelo Clube Tricot & Companhia com as artesãs Mabília Diamantino, Orlanda Silva e Sílvia Gaspar, os apontamentos sonoros dos Zabumbas – Grupo de Bombos de Alpedrinha e dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, ajudaram a promover um ambiente festivo e de proximidade com a realidade pastoril.

Zabumbas - Grupo de Bombos de Alpedrinha
Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho
Exposição de raças autóctones de caprinos e ovinos da região.
Exposição de raças autóctones de caprinos e ovinos da região.
Atelier “Chocalhinhos e Novelinhos”
Atelier “Chocalhinhos e Novelinhos”
Atelier “Chocalhinhos e Novelinhos”
Atelier “Chocalhinhos e Novelinhos”
Atelier de Feltragem - Marcadores de lã

Uma nota também muito especial e desejos de sucesso futuro para o Rui e a Susana (Acinomagricultura, Lda.) que inauguraram neste fim de semana a “Casa de Petiscos Degusta-me”, que para além das deliciosas iguarias com que nos presentearam apostam em levar do “prado ao prato” produtos de alta qualidade originários de produção extensiva com um sabor também fruto da proteção do gado realizada por Serras da Estrela e da condução por Borders.

Pódio dos Melhores Exemplares da 6ª Exposição Canina Especializada de Cães de Condução.

Os julgamentos estiveram a cargo dos Juízes Francisco Salvador Janeiro e Paulo Badajoz comissariados por Joana Sobreira e Luís Magro.

Um enorme bem-haja a toda equipa sem exceção promoveram a segurança e o sucesso do evento com o profissionalismo e a dedicação habitual.

Aos nossos fotógrafos fica reservada a função de criar grandes memórias destas edições, bem haja Adriana e Carlos Diamantino, Nani Aires e Miguel Geraldes.

Pódio dos Melhores Exemplares da 10ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos.

Todas as exposições do Fundão estabelecem uma ligação única com a comunidade permitindo o voluntariado nas mais diferentes tarefas, envolvendo assim todos os que gostam de cães de forma mais direta podendo deixar o seu contributo, à grande equipa de voluntários o nosso bem-haja!

Um enorme agradecimento a todos os participantes, pela sua presença, pelo cumprimento das regras e pelo excelente ambiente, a vocês se deve muito o sucesso destas edições, as edições mais participadas de sempre, com a maior diversidade de raças representadas.

A organização destas exposições é do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Alpedrinha e Clube Português de Canicultura e contaram com o apoio da BIO2, Chocalhos Pardalinho, Histérico – Associação de Artes, Casa do Povo de Alpedrinha, RCB e Entregue à Bicharada – Comportamento Felino e Canino.

Realçar ainda o excelente trabalho desenvolvido pela DOGS PT Magazine que para além do registo e transmissão em direto das finais, divulgou o ambiente e as sensibilidades de quem participa. Um trabalho que transpira prazer no que se faz, indispensável para a promoção de todas as vertentes da canicultura e suas conexões e que merece sem dúvida ser reconhecido e bem recompensado.

A todos saudações pastoris!
Até 2022

Gloca Correia & João Silvino

EnglishFrenchPortugueseSpanish