Conselhos para uma Páscoa dog friendly

A Páscoa é muito celebrada no nosso país, independentemente das convicções religiosas. É um momento para provar iguarias culinárias, como o borrego, os folares, as amêndoas e muitos doces.

Temos várias tradições, transmitidas de geração em geração, umas muito antigas e outras recentes… e perigosas para o nosso cão.

1 – Ossos e outros petiscos

No domingo de Páscoa a família costuma reunir-se à volta da mesa para partilhar uma refeição, tradicionalmente borrego ou cabrito. O seu cão iria adorar roer um osso da refeição principal, mas não lhe dê e mantenha-os fora de acesso. Atenção: nestes dias podem ocorrer “assaltos” na cozinha.

2 – Ovos e Coelhos de chocolate

Os cães são os animais mais afectados pela intoxicação por chocolate. Este é feito dos frutos da planta de cacau, que contêm um alcalóide, a teobromina, o componente tóxico do chocolate. Quanto mais puro for o chocolate maior toxicidade terá!

Nesta Páscoa não dê chocolate ao seu cão e garanta que estas guloseimas estão fora do seu alcance. Se não resiste ao seu olhar pedinchão, compre ou faça uma guloseima especial para lhe dar.

LEIA O ARTIGO » O chocolate é tóxico para o seu cão!

3 – A toxicidade do xilitol

O xilitol é uma substância natural utilizada com frequência como substituto do açúcar, presente em muitos produtos de consumo humano. O xilitol é tóxico para os cães, porque provoca uma libertação potente de insulina, levando a um abaixamento rápido e profundo nos níveis de açúcar sanguíneos (Hipoglicemia).

Habitue-se a ler os rótulos para verificar se contêm xilitol nos ingredientes. Uma regra a seguir durante todo o ano.

4 – A caça aos ovos

Dentro de casa ou no jardim, têm-se divulgado este hábito recente no nosso país. Além da toxicidade do chocolate e do xilitol das guloseimas; cuidado com os enfeites, com o papel ou prata que envolve os doces, com os cestos, ninhos e palha colorida (de papel ou plástica), que podem representar um risco de asfixia ou obstrução intestinal.

Pode fazer uma caça aos ovos segura para o seu cão, usando ovos cozidos, por exemplo.

Nesta Páscoa mantenha o seu cão seguro! Evite petiscos dos donos. Passe mais tempo com ele. Faça um passeio mais longo e dê-lhe muitos mimos.

 

 

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish