Open Europeu de Agility adiado para 2025

O Clube Cinófilo do Alentejo comunica que o Junior Open Agility World Championship, o Open Europeu de Agility e o Border Collie Classic, competições previstas respetivamente para 15 a 18 de julho, 22 a 25 de julho e 29 de julho a 01 de agosto, todas na cidade de Abrantes, foram adiadas para o ano 2025.

O seu cancelamento para este ano deve-se à situação pandémica vivida em Portugal e no Mundo, com o atraso significativo no processo de vacinação Covid que fez derrapar a expetativa de “normalização” da mesma apenas para o final do presente ano.

A incerteza da situação fronteiriça e o risco de contágio ainda prevalente, conjugados com o facto de se tratar de competições internacionais com um número relevante de participantes, levaram-nos, infelizmente, a escolher a segurança de todos os envolvidos, competidores, organizadores e seus parceiros e público, optando assim pelo cancelamento.

Após a comunicação desta decisão à Federação Cinológica Internacional (FCI) e tendo em conta que as organizações desses campeonatos caninos para os próximos anos já iniciaram os respetivos preparativos, foi decidido em reunião de delegados dos países à FCI que Portugal teria prioridade na organização dos eventos na primeira data disponível ficando assim agendados para o ano de 2025.

A Câmara Municipal de Abrantes e o Clube Português de Canicultura continuarão, para esse ano, a constituir os nossos principais parceiros e entidades apoiantes e assim sendo o local para execução dos campeonatos manter-se-á o mesmo, o Estádio Municipal da Cidade de Abrantes.

Nestas circunstâncias o Clube Cinófilo do Alentejo não pode deixar de agradecer a total disponibilidade da Câmara Municipal de Abrantes e todas as outras entidades oficiais apoiantes, ao Clube Português de Canicultura pela confiança depositada no nosso Clube e a todos os patrocinadores.

Nos patrocinadores merece destaque a empresa Galican, fabricante de equipamentos de Agility e treino canino que já declararam a manutenção do seu apoio para o ano de 2025 e a empresa Flow Agility criadora de Software para tratamento e divulgação de dados/resultados de prova.

Exige-se ainda uma palavra de apreço às unidades hoteleiras que a título excecional se disponibilizaram para aceitar canídeos nas suas instalações como forma de apoio ao evento e à região e, às empresas que se disponibilizaram a contratualizar com o Clube Cinófilo do Alentejo para a condução dos eventos em de áreas de apoio essenciais aos Campeonatos, como logística, energia e infraestruturas.

O trabalho desenvolvido até agora não é “trabalho deitado fora”, voltaremos em breve com o mesmo empenho, a mesma determinação, a mesma devoção e mais experiência.

Resta-nos esperar mais apoios oficiais e particulares no sentido de proporcionarmos eventos que honrem Portugal, Abrantes, a canicultura portuguesa, que tragam retorno aos nossos patrocinadores e algum rendimento ao comércio e indústria locais.

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish