Uma equipa de pesquisa do Senckenberg Centre for Human Evolution and Palaeoenvironment da Universidade de Tübingen, na Alemanha, estudou o início da domesticação do lobo na Europa.
Os investigadores analisaram vários fósseis da família Canidae, localizados numa caverna a sudoeste da Alemanha. De acordo com o comunicado do Centro Senckenberg, no estudo, publicado no “Scientific Reports”, chegaram à conclusão que a transição de lobos para cães domesticados pode ter ocorrido nesta região entre 16.000 a 14.000 anos atrás.
Os cães são geralmente considerados os animais domésticos mais antigos. “No entanto, até à data ainda não está claro quando se deu exatamente a transição dos lobos para cães domésticos e pastores. As estimativas científicas variam entre 15.000 a 30.000 anos atrás”, explica o Dr. Chris Baumann, do Centro Senckenberg, e continua “além disso, a localização onde ocorreu essa transição continua a ser incerta”.
Para responder a esta questão, Baumann e uma equipa internacional estudaram vários ossos fósseis da família do cão (Canidae) – que, além dos cães domésticos modernos, também inclui lobos e raposas – numa caverna no sudoeste da Alemanha.
“Gnirshöhle é uma pequena caverna, de duas câmaras a sul de Baden-Wuerttemberg localizada nas imediações de duas outras cavernas do período Magdaleniano, uma etapa cultural arqueológica na secção mais jovem do Paleolítico Superior”, explica Baumann.
A transição do lobo para o cão pode ter ocorrido no sudoeste da Alemanha, entre 16.000 a 14.000 anos atrás.
Os ossos fossilizados de Gnirshöhle foram examinados recorrendo à combinação de vários métodos. “Relacionamos a morfologia, genética e caraterísticas isotópicas, que nos levou à descoberta de que os ossos examinados oriundos de numerosas linhas genéticas diferentes, e os novos genomas sequenciados das amostras cobrem toda a faixa genética do lobo ao cão doméstico”.
Consequentemente, a equipa presume que os humanos da cultura Magdaleniana domesticaram e criaram animais de diferentes linhagens de lobos.
“A proximidade destes animais com os humanos e a as indicações de uma dieta muito restrita sugerem que entre 16.000 a 14.000 anos atrás, os lobos já tinham sido domesticados e eram mantidos como cães. Uma origem dos cães domésticos europeus pode ser encontrada no sudoeste da Alemanha”, conclui Baumann.