Estudo revela quais os problemas de saúde mais comuns em cães

Um novo estudo do Royal Veterinary College (RVC), do Reino Unido, revela que os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias, as infeções de ouvidos e a obesidade.

Os responsáveis esperam que estes resultados encorajem os donos a desenvolver o hábito de, desde cedo, começarem a tomar mais atenção aos dentes, ouvidos e peso, para que os cães tenham uma vida mais saudável e feliz.

Os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias (12,5%), as infeções de ouvidos (7,3%) e a obesidade (7,1%)

O estudo faz parte do programa RVC VetCompass que inclui informações veterinárias anónimas de mais de 8 milhões de cães do Reino Unido.

Destes, uma amostra aleatória de 22.333 cães foi acompanhada durante um ano, identificando os problemas de saúde diagnosticados neste período. O estudo também analisou a variação da saúde dos cães por idade, sexo e se os animais eram ou não esterilizados.

As principais conclusões do estudo são:

» Os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias (12,5%), as infeções de ouvidos (7,3%) e a obesidade (7,1%);

» 65,8% dos cães observados tiveram pelo menos um problema durante o ano de estudo;

» Os machos tiveram um maior risco que as fêmeas em: infeção de ouvidos, agressão, tosse, convulsões, corpos estranhos, reação a medicamentos, dermatite húmida (hot spot), feridas, lacerações e artrite;

» As fêmeas tiveram um maior risco que os machos em: incontinência urinária, infeção do trato urinário, nódulos mamários e crescimento excessivo das unhas;

» O estudo mostrou que a saúde dos cães geralmente se deteriora com a idade, os cães mais velhos geralmente têm mais problemas de saúde por ano do que os mais jovens;

» Estes resultados destacam a complexidade de cuidar adequadamente dos cães; ao saber mais sobre o porquê dos cães adoecerem, os donos estão em melhores condições para os manter seguros. As conclusões também podem auxiliar os veterinários e os donos a decidir quais os melhores cuidados preventivos para o seu cão, especialmente à medida que envelhece.