Um novo estudo do Royal Veterinary College (RVC), do Reino Unido, revela que os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias, as infeções de ouvidos e a obesidade.
Os responsáveis esperam que estes resultados encorajem os donos a desenvolver o hábito de, desde cedo, começarem a tomar mais atenção aos dentes, ouvidos e peso, para que os cães tenham uma vida mais saudável e feliz.
Os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias (12,5%), as infeções de ouvidos (7,3%) e a obesidade (7,1%)
O estudo faz parte do programa RVC VetCompass que inclui informações veterinárias anónimas de mais de 8 milhões de cães do Reino Unido.
Destes, uma amostra aleatória de 22.333 cães foi acompanhada durante um ano, identificando os problemas de saúde diagnosticados neste período. O estudo também analisou a variação da saúde dos cães por idade, sexo e se os animais eram ou não esterilizados.
As principais conclusões do estudo são:
» Os problemas de saúde mais comuns em cães são as doenças dentárias (12,5%), as infeções de ouvidos (7,3%) e a obesidade (7,1%);
» 65,8% dos cães observados tiveram pelo menos um problema durante o ano de estudo;
» Os machos tiveram um maior risco que as fêmeas em: infeção de ouvidos, agressão, tosse, convulsões, corpos estranhos, reação a medicamentos, dermatite húmida (hot spot), feridas, lacerações e artrite;
» As fêmeas tiveram um maior risco que os machos em: incontinência urinária, infeção do trato urinário, nódulos mamários e crescimento excessivo das unhas;
» O estudo mostrou que a saúde dos cães geralmente se deteriora com a idade, os cães mais velhos geralmente têm mais problemas de saúde por ano do que os mais jovens;
» Estes resultados destacam a complexidade de cuidar adequadamente dos cães; ao saber mais sobre o porquê dos cães adoecerem, os donos estão em melhores condições para os manter seguros. As conclusões também podem auxiliar os veterinários e os donos a decidir quais os melhores cuidados preventivos para o seu cão, especialmente à medida que envelhece.