Açores | 478 animais esterilizados gratuitamente em Lagoa e Nordeste

A campanha de esterilização gratuita promovida pelas Câmaras Municipais de Lagoa e Nordeste através do Centro de Recolha Oficial (CROA) de Lagoa abrangeu um total de 478 animais de companhia.

A campanha de esterilização, como medida privilegiada de prevenção e controlo da sobrepopulação e combate ao abandono de animais de companhia, foi coordenada pelo Centro de Recolha Oficial da Lagoa, em cooperação com todas as juntas de freguesia de ambos os concelhos, que ficaram responsáveis pela seleção de prioridades de intervenção.

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, considera que a campanha teve um balanço muito positivo. Segundo a edil, “a adesão à campanha é demonstrativa da crescente responsabilidade dos munícipes face aos seus animais de companhia. Estas campanhas servem, também, de sensibilização e exemplo da responsabilidade inerente a todos os detentores de animais de companhia”.

Realce-se que esta campanha de esterilização de animais de companhia foi apoiada pelo Governo Regional dos Açores, através dos protocolos de cooperação com os Centros de Recolha Oficiais dos Açores.

Cristina Calisto assegura que “o protocolo celebrado no início de 2020 com a então Secretaria Regional da Agricultura e Florestas foi determinante para que o CROA da Lagoa fizesse 653 cirurgias de esterilização durante o ano de 2020”.

Em virtude da adesão à campanha e às solicitações pendentes que foram reportadas pelas juntas de freguesia, a Câmara Municipal de Lagoa, através do seu CROA, tem previsto a realização de uma campanha semelhante durante o presente ano.