Lançamento da 1ª Pedra do Centro de Recolha Oficial de Animais de Resende e Baião

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Resende e de Baião, respetivamente, Garcez Trindade e Paulo Pereira, procederam ao lançamento da 1ª pedra do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), uma infraestrutura que vai custar perto de 500 mil euros.

A cerimónia decorreu no dia 8 de janeiro, no local da construção, na Quinta de Brinces, União das Freguesias de Felgueiras e de Feirão, em Resende. No local estiveram presentes, além dos autarcas, da parte de Baião, o vereador que tutela o Pelouro do Urbanismo, Henrique Gaspar Ribeiro, e Filomena Cardoso, representante da Associação Amor Animal de Baião, e de Resende, o vice presidente da autarquia, Amadeu Vasconcelos, a vereadora que tutela o pelouro da Ação Social, Maria José Dias, o presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, Nuno Pereira, o veterinário municipal de Resende, Francisco Neto, e os representantes da entidade que ganhou o concurso público e a quem foi adjudicada a obra.

Recorde-se que os municípios de Baião e Resende apresentaram uma candidatura conjunta no âmbito do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização de Centros de Recolha Oficial de animais de companhia, lançado em 2018 pelo Governo que veio a ser aprovado.

Depois de algumas visitas técnicas a eventuais locais de implantação do projeto, as duas autarquias acordaram que seria Resende a receber a infraestrutura.

O espaço, cujas obras têm um prazo de execução de 360 dias, vai ter capacidade para 120 cães e 36 gatos. O investimento global é de 496 mil e 73 euros, comparticipados em 100 mil euros pela Direção Geral das Autarquias Locais e o restante, repartido pelos dois municípios em partes iguais – 198 mil euros a cada autarquia.

O novo CRO vai dispor de instalações sanitárias e salas de espera, enfermaria, vacina e recobro, assim como um hall coberto, um hall multiusos e 30 boxes de alojamento. Haverá boxes para animais de grande porte, sala de preparação de alimentos, de higienização, lavagem de material, de quarentena e de resíduos, acompanhadas por um pátio de recreio.

Garcez Trindade referiu no local que não gostaria que esta “nova casa de acolhimento se transformasse num depósito de animais por tempo indeterminado”, acrescentando que “a adoção é um ato de cidadania e uma resposta também para a medida civilizadora que adotámos de não abater os animais que são recolhidos por terem sido abandonados”.

O autarca de Resende lembrou, ainda, que “os donos dos animais são os primeiros responsáveis por eles, e não o Estado”, para sublinhar “a importância da esterilização e das campanhas de adoção”.

Paulo Pereira explicou que o espaço “vai permitir gerir de forma mais eficaz a captura e a recolha de animais errantes nos dois concelhos, para além de permitir a implementação de uma estratégia comum de controlo dos animais errantes e promover medidas ativas de adoção de animais de companhia”.

Para o autarca baionense, que salientou as relações salutares que o seu município mantém com Resende, “esta problemática não se esgota com a construção do CRO”, salienta.

Em 2018 a autarquia de Baião construiu um Abrigo Animal, junto ao Centro Hípico de Baião, reunindo aí todas as condições para alojar animais vadios ou errantes, que depois podem ser adotados. O abrigo dispõe de 9 espaços destinados aos animais, uma área de receção e trabalho, armazém, zona de lavagem de material, e banhos dos animais. Os animais recolhidos são acompanhados pelo Veterinário que presta apoio à Câmara Municipal.

Em 2020 foram 25 as adoções feitas no Abrigo e a autarquia esterilizou 25 cães e 25 felinos. Atualmente estão 52 animais para adoção. Quem os quiser conhecer e agendar uma visita, deve enviar um email para: animais.adocao@cm-baiao.pt

Para 2021 a Câmara de Baião orçamentou cerca de 50 mil euros na rubrica dos animais, que vão ser distribuídos para alimentação, serviços de veterinário, materiais de limpeza, campanhas de sensibilização para a adoção e esterilização, chip e vacinação e material clínico. Está ainda está em preparação uma campanha para esterilização de animais de famílias carenciadas.

 

Partilhar