Em Gondomar esterilizar os animais de companhia é grátis

A Câmara Municipal de Gondomar promove, a partir do próximo dia 6 de outubro, uma campanha de esterilização gratuita de animais de companhia. Esta campanha de esterilização contempla, pela primeira vez, oito centros de atendimento médico veterinário (CAMV) onde os tutores se podem dirigir com os seus animais.

“Esta campanha assenta tem aspetos diferenciadores no Grande Porto”, afirma o Vereador do Ambiente, José Fernando Moreira. “Por um lado, trata-se da campanha de esterilização mais ampla alguma vez feita no Grande Porto, pois conseguimos formar parceria, não com uma ou duas, mas seis clínicas veterinárias e os dois hospitais veterinários do concelho. Por outro lado, um dos requisitos é ser residente no concelho de Gondomar.”

Ao avançar com uma campanha mais ampla, “temos como objetivo evitar impor o serviço numa clínica com quem o tutor não tenha qualquer afinidade”, afirma o Vereador José Fernando.

O Vereador reconhece que “a esterilização dos animais de companhia assume cada vez mais relevância, quer pelo bem-estar animal, quer como forma de prevenir a sobrelotação dos centros de recolha”. E acrescenta ainda que o Município de Gondomar pretende “implementar até ao final do ano o método CED – Capturar, Esterilizar e Devolver – no concelho”. Para isso, “temos vindo a dialogar com várias associações e voluntários para juntos criarmos um projeto inovador e inclusivo. Com este espírito não tenho dúvidas de que vamos prestar um grande contributo na vida em sociedade”.

A campanha é aplicável a animais de companhia, cães e gatos, cujos tutores residam no concelho. As inscrições devem ser feitas de forma presencial no Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar (CROAG) ou por email para croag@cm-gondomar.pt.

As normas de candidatura podem ser consultadas no website da Câmara Municipal de Gondomar.

Em maio deste ano, o Município de Gondomar anunciou a construção de um novo Centro de Recolha animal (CROA), contemplando um recinto de treino, um hotel e áreas de lazer. O equipamento será construído numa parcela de terreno cedida pela Mota-Engil, na freguesia de Covelo, e terá um investimento de dois milhões de euros. O espaço servirá para acolher de 150 a 200 cães e entre 40 a 60 gatos.