Alemanha | Donos obrigados a passear os cães duas vezes por dia

Ao abrigo da “Hundeverordnungou” (Lei dos Cães), o Ministério da Agricultura alemão vai impor a obrigatoriedade de os cães serem passeados pelos donos pelo menos duas vezes por dia, durante, pelo menos uma hora, em cada uma das idas à rua.

A Lei deverá ser implementada no próximo ano e prender os cães por longos períodos também será proibido.

Através das redes sociais, a ministra da agricultura alemã, Julia Klöckner, frisou que “os cães não são brinquedos fofinhos. Eles também têm necessidades próprias, que precisam de ser tidas em conta”.

Segundo a ministra esta decisão baseia-se nas novas descobertas científicas que provam que os cães precisam de uma “atividade suficiente e contacto com os estímulos ambientais”, incluindo outros animais, a natureza e as pessoas. Novos dados sugerem que 9,4 milhões dos cães na Alemanha não estão a ter o exercício necessário nem a ser estimulados o suficiente.

A Lei prevê ainda que os donos não podem deixar os cães sozinhos em casa o dia todo e uma pessoa será obrigada a cuidar do seu cão “várias vezes ao dia”.

Atendendo a que 19% das famílias germânicas têm cães uma das questões que se levanta desde logo prende-se com a fiscalização do cumprimento desta medida. Contudo, o porta-voz do Ministério da Agricultura já veio esclarecer que cabe às autoridades de cada um dos 16 Estados da Alemanha fazer cumprir a lei.

Partilhar