Foram realojados 190 animais resgatados dos dois abrigos

A Câmara Municipal de Santo Tirso levou a cabo, este domingo, um plano para o realojamento dos animais dos dois abrigos existentes na freguesia de Agrela, nomeadamente, o “Cantinho das Quatro Patas” e o “Abrigo de Paredes”.

De acordo com o comunicado do Município foram realojados um total de “190 animais vivos existentes nos dois espaços”.

Destes, 113 animais foram realojados em Canis Municipais e Associações, a saber: Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso, Canil Municipal de Matosinhos, Associação Midas, Animais da Quinta, Cão Viver, Patudos, Cantinho do Tareco, Hospital Santa Marinha, ASAAST, Amar Animais, Daniel Ribeiro, Ama, Patinhas Sem Lar, Tareko e Patudos, Famavet, Câmara Municipal de Valongo e Câmara Municipal de Vila do Conde.

Os restantes “77 animais foram realojados por particulares”.

Fez ainda saber que a “Câmara Municipal de Santo Tirso irá disponibilizar a todas as Associações e aos particulares que acolheram os animais daqueles abrigos a vacinação e esterilização dos animais”.

Em articulação com a GNR, “durante a noite deste domingo e o dia de segunda-feira, será feita uma vigilância em toda a área envolvente dos dois abrigos de animais na freguesia de Agrela, no sentido de encontrar outros animais que não tenham sido realojados”.

Relativamente aos animais que morreram em virtude do incêndio, “a Câmara Municipal de Santo Tirso também já recolheu os corpos que foram transferidos para o PET Nordeste”.

A Câmara Municipal de Santo Tirso termina o comunicado manifestando “o seu pesar pela morte dos animais que estavam no abrigo de Agrela” e disponibilizando-se para “contribuir para que sejam apuradas todas as circunstâncias que rodearam todos os factos ocorridos”.

Imagem: Fotografia de um dos cães acolhidos pela ASAAST – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso, que ficou com 10 dos cães resgatados ao seu cuidado.

Leia também:
» Dezenas de animais carbonizados em abrigo na Serra da Agrela
» Esclarecimento da GNR sobre o resgate de animais no incêndio na Serra da Agrela
» Existe um segundo abrigo atingido pelo incêndio na Serra da Agrela
» Município lamenta a morte de 54 animais no incêndio na Serra da Agrela

EnglishFrenchPortugueseSpanish