No âmbito do programa municipal destinado ao cuidado, tratamento, alimentação, promoção de adoção de animais de companhia alojados no Albergue dos Animais de S. João da Madeira, a Câmara e a Ani São-João assinaram um protocolo que formaliza a colaboração entre as duas entidades na gestão desse equipamento.
No termos do documento, a autarquia disponibiliza o referido albergue aos membros daquela associação sanjoanense de amigos dos animais, que se compromete a “respeitar, cumprir e fazer cumprir, em articulação com a Médica Veterinária Municipal, todos os procedimentos para a boa execução das Normas de Funcionamento” do espaço em causa, que serve de abrigo a canídeos recolhidos na rua pelos serviços competentes.
“Este momento é um marco na causa animal em S. João da Madeira”, como afirmou o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na sessão de assinatura do protocolo com a Ani São João, em que esteve presente também o vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, tendo a associação dos amigos dos animais sido representada por Raquel Gomes de Pinho, presidente da Direção, e pela sua antecessora, Teresa Oliveira.
Lembrando que foi tomada a decisão de “construir mais boxes” do que as que estavam inicialmente previstas, tendo-se “triplicado a capacidade” do albergue, o autarca referiu também outras iniciativas do município sanjoanense nesta área, designadamente, a adoção dos gatos Sanjo e Oliva pelo gabinete dos vereadores da Câmara, que constitui “uma ação de sensibilização para a causa animal”.
A criação do apoio à esterilização de animais de companhia para famílias carenciadas foi igualmente assinalada por Jorge Vultos Sequeira, assim como a conclusão do processo do estatuto do provedor dos animais, cuja nomeação se concretizará numa próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal.
“Estamos disponíveis e preparados para dar mais passos importantes na causa animal”, fazendo de S. João da Madeira “uma cidade amiga dos animais”, acrescentou o autarca, lembrando ainda que a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, à qual preside, está a construir um parque de matilhas no canil intermunicipal, localizado no vizinho concelho de Oliveira de Azeméis.
A Ani São João é uma associação sem fins lucrativos de proteção animal, que visa o bem-estar dos animais de companhia e desenvolve, em S. João da Madeira, uma atividade de sensibilização, acolhimento, alimentação, esterilização e tratamento dos animais.
O Albergue dos Animais foi o projeto vencedor da primeira edição do orçamento participativo promovido, em 2014, pelo município de S. João da Madeira.