A Câmara Municipal de Odivelas procedeu, no passado dia 19 de maio, a uma operação de verificação de bem-estar animal e consequente resgate de canídeos existentes numa habitação na União de Freguesias de Ramada e Caneças.
De acordo com o Comunicado, “após informação prestada pela Junta de Freguesia local da existência de um considerável número de animais presos em jaulas – cerca de quatro a cinco em cada – a Autarquia iniciou os procedimentos necessários para o resgate destes animais”.
Esta operação decorreu em parceria com a Polícia de Segurança Pública e a BRITA – Brigada de Proteção Ambiental, contando também com a presença e colaboração da Junta de Freguesia e do IRA – Intervenção e Resgate Animal.
Foram resgatados 27 cães que estão à guarda e cuidados do Centro Oficial de Recolha Animal do Concelho de Odivelas (CORACO), também designado por Parque dos Bichos.
O Município refere que ainda se encontram “13 animais na habitação e terreno adjacente, sendo que a detentora/titular destes animais está a ser acompanhada pela Assistência Social da União de Freguesias de Ramada e Caneças”.
O IRA explica na sua página de Facebook que a responsável “fazia criação e venda ilegal de animais de raças bastante procuradas, sem qualquer registo em clube de canicultura, DGAV ou autorização para lotação de tal número de Animais emitida pela veterinária municipal do respectivo município”.
De acordo com a reportagem da CMTV, na casa de Caneças viviam mãe e filho, e cerca de 35 cães. Anteriormente, a responsável pelos animais vivia na Costa da Caparica, sendo já conhecida das autoridades de Almada.
Destes procedimentos, foi lavrado competente auto de ocorrência pela Polícia de Segurança Pública.
A Câmara Municipal de Odivelas agradeceu “a todos os intervenientes pela colaboração e célere intervenção na proteção e defesa do bem-estar animal”.
Fotografias: Facebook da Câmara Municipal de Odivelas
Artigos relacionados
» Síndrome de Noé | A necessidade de deter animais