Retriever do Labrador | Em chocolate, amarelo ou preto

O Retriever do Labrador pode ter três cores. Historicamente, os Labrador pretos eram os mais usuais, mas a cor amarelo tem vindo a ganhar muita popularidade. Sendo que para muitos os Labrador chocolate são os preferidos, mas ainda é a cor menos frequente.

A raça possui pelo curto e denso, sem ser ondulado ou ter franjas. Ao tacto deve dar a sensação de ser bastante duro. A pelagem é dupla, com subpelo, o que o ajuda a manter-se quente e seco quando dentro de água. O seu pelo é resistente à água. É um cão que se adapta bem a todos os climas, e que quase não precisa de escova e banhos.

A nível de cores, de acordo com o estalão da raça da Federação Cinológica Internacional (FCI), o Labrador deve ser totalmente preto, amarelo ou castanho (chocolate ou fígado). O amarelo vai desde um tom de creme claro a vermelho raposa. É permitida uma pequena mancha branca na zona do peito.

A escolha da cor do cachorro é uma questão muito pessoal e não influencia na sua apetência para o treino, inteligência ou caráter. Isso tem mais a ver com o desenvolvimento de uma seleção cuidada e criteriosa pelo criador. Frequentemente, o que acontece é que o próprio criador foca a sua linha em determinada cor da sua preferência.

No dia a dia, o pelo curto não implica muito cuidados de manutenção, mas deve ser escovado regularmente para remover o pelo solto.

Deve tomar banho quando necessário. O tipo de pelagem permite que, depois de um grande banho de lama, após secar, seja escovado e fique “como novo”.

Sendo uma raça de pelagem curta, o futuro dono pode ter a ideia de que suja pouco a casa, mas não é bem assim. O seu pelo curto e duro espeta-se nos sofás, tapetes e estofos do carro, por exemplo, e depois é preciso aspirar bem para que saia. No entanto, se tiver o cuidado de o escovar com regularidade irá minimizar este aspeto.

Os donos de Labrador de pelagem preta e chocolate devem ter mais cuidado com a exposição destes ao sol, para evitar “queimar” o pelo e o manter escuro, brilhante e com um aspeto saudável e cuidado.

Nenhuma outra cor, além das 3 referidas, é reconhecida pela FCI. Exemplares cinzentos (ou azuis) designados de Silver não são reconhecidos, esta cor resulta da diluição do chocolate. Podemos ainda ver referências aos Charcoal Labrador (preto diluído) e Champagne Labrador (amarelo diluído), que também não são reconhecidos. Não são raros, como muitas vezes são designados com o intuito de vender cachorros destas cores.

Clique AQUI para ir para a página da raça Retriever do Labrador

EnglishFrenchPortugueseSpanish