Nesta fase em que todos nós estamos mais tempo em casa devido ao surto de COVID-19, é natural que tentemos passar o máximo de tempo com os nossos cães, “compensar” pelo tempo que passamos fora a trabalhar. Mas por muito bem intencionado que isto seja, cuidado que pode ser pior a emenda que o soneto!
Lembrem-se que a situação atual não irá durar para sempre, e que mais cedo ou mais tarde a vida irá voltar ao normal e todos voltaremos às nossas rotinas normais.
Por muito que nos possa custar, é crucial que mesmo passando o dia todo em casa continuemos a manter o hábito dos nossos cães saberem estar separados de nós, deixando-os de vez em quando numa divisão à parte, do outro lado da porta/cancela de bebés, na sua crate, etc.
A ansiedade de separação (cães que não sabem ficar sozinhos, ficam altamente stressados nesta situação, e com o pânico fazem as necessidades pela casa, roem tudo e mais alguma coisa, incluindo paredes e portas, etc.) é um problema cada vez mais comum nos dias de hoje, e que muito seguramente irá aumentar no fim deste período de isolamento em que estão com a sua família 24 horas por dia.
Além disso a ansiedade de separação é um dos problemas mais difíceis de resolver! Logo, é melhor prevenir que remediar!
Por: Carla Cruz, Aradik – Consultoria Técnica Canina