COVID-19 | Aproveite para trabalhar os problemas do seu cão

Nos últimos dias, muito se tem escrito sobre o COVID-19 e os cães. Antes de mais, convém relembrar que não há qualquer evidência que os cães possam ser afetados ou transmitir o SARS-Cov-2 (o vírus que causa o COVID-19), e o coronavírus que os afeta (e para o qual há uma vacina) pertence a um grupo diferente deste. Mas é sempre bom manter alguns cuidados quando os levamos à rua.

Possivelmente nunca como dantes tantos cães tiveram os donos em casa tanto tempo, quer por estarem em isolamento, quer por estarem em regime de teletrabalho. Com vantagens e desvantagens…

Para quem tem cães reativos/com medos esta é a altura perfeita para começarem a trabalhar estas situações!

Modificar comportamentos é todo um processo que requer tempo e trabalho, mas antes de mais é necessário criar hábitos, desenvolver a mecânica de trabalho. E esta altura presta-se maravilhosamente a isto – tem sempre de haver um ponto positivo em qualquer situação, certo?

Pode-se continuar a ir à rua passear os cães, em passeios curtos – logo, mantendo o cão tranquilo, sem superar o seu nível de stress.

Neste momento não há amontoamentos de pessoas e como tem de se manter a distância, sabemos que não vai haver gente ou cães a virem para cima de nós tentar interagir, logo nós estamos mais tranquilos e os cães vão relaxar com isso e com o haver menos gente/cães à solta.

Comecem a treinar agora, que não há gente, os comportamentos que vos farão falta mais tarde – o saber dar meia-volta e sair tranquilamente de uma situação (em vez de ficar espetado a ver as pessoas ou cães a aproximar-se).

Comecem a recompensar maravilhosamente sempre que o vosso cão vê ao longe aquilo que o fazer reagir/ter medo (pessoas, cães, carros, etc.), que sabemos que não se vai aproximar, para o ajudar a perceber que pode ser um sinal de coisas boas e em seguida afastem-se.

Por: Carla Cruz, Aradik – Consultoria Técnica Canina