I Mushing Ibérico Vila de Ourique

Realizou-se no dia 16 de fevereiro o I Mushing Ibérico Vila de Ourique. A prova foi organizada pelo Ourique Desportos Clube – Secção BTT e Ciclismo, liderada por Pedro Lessa Barradas e Joaquim Coelho, com o apoio do Município de Ourique.

O Mushing é um desporto de inverno, um trabalho de equipa entre os cães e dono. Embora tenha tido origem no Alasca com os trenós, hoje em dia este desporto está adaptado aos circuitos de terra, utilizando outros veículos, outras modalidades, outros cães e evitando as grandes matilhas que vemos nas televisões.

Assim, temos as modalidades de Canicross com um cão atado à cintura do dono, o Bikejoring que é com bicicleta e o Ds1 ou Ds2 feito com trotinete com 1 ou 2 cães. Existem também as modalidades de carros com 4, 6 e 8 cães embora com o passar dos tempos haja menos participantes nestas modalidades.

Em relação aos cães, é possível correr com qualquer cão desde que esteja no estado adulto e saudável. As raças nórdicas também vão sendo trocadas por raças de caça, como por exemplo, os Bracos que são muito mais rápidos.

Este desporto esteve adormecido em Portugal nos últimos 10 anos, visto que a última prova tinha sido realizada em Pegões em 2010. Este ano, com esta prova de Ourique e com a prova “Dryland Mushing Ota”, conseguimos trazer de novo o desporto para terras lusitanas. Uma vitória para todos os atletas, mas principalmente para os que tinham de ir ao país vizinho para realizar provas.

Ourique, terra conquistada na grande batalha aos mouros por D. Afonso Henriques, que embora estivessem em número inferior, com a sua coragem e bravura, conseguiram tal vitória. Hoje, esta terra é conhecida como a Capital do Porco Alentejano, ou porco preto, devido à criação destes animais neste local. No final de março realiza-se as festas onde se pode provar enchidos e carnes desta raça, acompanhado por boa música de grandes artistas.

No I Mushing Ibérico Vila de Ourique realizou-se as primeiras três modalidades aqui referidas, com várias classes etárias, incluído uma Classe Infantil com crianças até as 13 anos. Participaram um total de 40 atletas, de vários pontos do país e de Andaluzia, o que para primeira prova foi bastante positivo.

A prova contou com a participação de um atleta invisual, João Gamboa, e o seu acompanhante, Ezequiel Sousa, iniciativa integrada no projeto CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, da Cercicoa. Algo que nunca tinha sido feito em Portugal, mostrando assim que o Mushing é um desporto mesmo para todas as pessoas e para todas as idades.

O dia começou cedo no monte Carapetal ou Caraptal. Na verdade não sabemos bem a palavra correta, com origem do carapeto, embora esta palavra tenha vários significados, a forma mais habitual seria uns pequenos espinhos de árvores, flores ou ervas do campo. Agora sem estes espinhos tornou-se num local fantástico, com um circuito rápido com altos e baixos, mas ideal para as patas dos cães.

Começamos com o controlo veterinário às 7h00, com o apoio da Clínica Medivet de Ourique e a veterinária Ana Sofia Filipe, para nos certificarmos que todos os cães estavam aptos para este desafio.

As provas começaram às 9h00 com cada atleta a sair sozinho com intervalos de 30 segundos entre eles e um intervalo de 20 minutos entre cada categoria – primeiro o Bikejoring, depois as trotinetes com 1 e com 2 cães, logo de seguida o Canicross nas categorias menores de 40 e maiores de 40, passando para a categoria infantil. Houve até uma pequena demonstração de Kart com 5 cães com o atleta Gabriel Jorge.

No final foram entregues os Troféus aos vencedores. No Bikejoring, o atleta espanhol Jose Benitez Morgado foi bastante rápido, não dando hipótese ao atleta da casa, Igor João.

Pódio de BIkejoring.

Bikejoring
1º Jose Benitez Morgado
2º Igor João
3º Eva Infante Jimenez

Em trotinete com um cão o grande vencedor foi Cristian Montes, um recruta nesta modalidade, começando apenas este ano, mas a mostrar grande potencial, deixando para trás atletas como Jose Carlos Barrios Hidalgo e Igor João, subindo assim os três ao pódio.

Pódio de trotinete com 1 cão.

Trotinete com um cão
1º Cristian Monte
2º Jose Carlos Barrios Hidalgo
3º Igor João

Eva Sanz Muñoz, a única mulher a participar em trotinete.

A organização premiou novamente Jose Benitez Morgado por ter participado sozinho em trotinete com dois cães e Eva Sanz Muñoz, a única mulher a participar em trotinete.

No Canicross maiores de 40 masculinos tivemos como vencedores Balti Felguera Ballestero, José Miguel Pereira e David Parry. Balti veio da região de Málaga para este desafio, sendo o atleta que fez mais quilómetros.

A categoria feminina teve a vitória de Natália Fialho Bravo, uma das principais responsáveis do regresso do Canicross em Portugal, seguida de Cristina Coelho.

Pódio de Canicross, menores de 40, masculinos

Na categoria Canicross menores de 40 masculinos tivemos Ruben Cotrim, mais um recruta neste desporto, a vencer a José Carlos Rodrigálvarez Santos e André Silva, todos eles grandes atletas com enorme potencial, seguro que ainda vamos ouvir falar destes três.

Na classe feminina, Elisa de la Cruz foi a grande vencedora não dando hipótese às suas adversárias, Leonor Rocha e Cláudia Sofia Sequeira.

Na Categoria Infantil todos os participantes subiram ao pódio, pois nesta categoria não houve derrotados, aqui todos ganham e ninguém perde.

A festa acabou depois de um almoço convívio com uma bela feijoada com carnes e vinhos da região.

Por: Igor João