É do conhecimento geral que demasiada comida “de humanos” pode fazer o seu cão ficar doente ou com excesso de peso. No entanto, há algumas comidas que podem ser adicionadas com segurança à dieta do seu cão, em quantidades moderadas, para lhe dar um impulso nutricional e trazer um pouco de variedade à refeição.
Nunca é demais relembrar que é necessário algum bom senso, ou seja, se os cães comem um alimento comercial (seco ou húmido) o dono deve seguir as indicações do fabricante para o peso, condição física e atividade do cão, e os “extras” não devem compor mais de 25% das necessidades calóricas semanais.
1. Abóbora
Os cães necessitam de fibra na sua dieta, para a saúde gastro-intestinal. A abóbora é uma boa fonte de fibras e betacarotenos, que são antioxidantes e precursores da vitamina A.
2. Aveia
A aveia é uma boa fonte de fibra solúvel. Pode ser benéfica para alguns cães mais idosos que têm dificuldade em manter a regularidade intestinal. É também uma alternativa para os cães com alergia ao trigo.
Pode ser dada em conjunto com probióticos, para melhorar a sua função.
A aveia deve ser sempre cozinhada, sem adição de açúcar ou aromatizantes.
3. Batata-doce
A batata-doce é outra fonte de fibra e contém vitamina B6, vitamina C, betacarotenos e manganês.
Pode cortar a batata-doce em fatias finas e desidratar, usando-a como snacks ou recompensas. Uma deliciosa alternativa simples, saudável e barata aos extras convencionais.
4. Feijão-verde
O feijão-verde é uma boa fonte de fibra vegetal, vitamina K, vitamina C e manganês.
Se o seu cão tiver tendência para ganhar peso, substituir parte da sua dieta regular por feijão-verde é uma excelente alternativa pouco calórica de o saciar e manter o peso. Muitos cães gostam de o comer congelado.
5. Iogurte
O iogurte é uma boa fonte de cálcio e proteína. Na altura da escolha opte por iogurtes enriquecidos com bactérias vivas (que podem atuar como probióticos) e sem adição de açúcares nem adoçantes artificiais. Se o seu cão é gordinho escolha um iogurte com 0% gordura, mas sem substitutos.
Iogurte gelado é um excelente petisco no verão.
6. Levedura de cerveja
A levedura de cerveja é o que sobra do fabrico do álcool. Os cães parecem apreciar este sabor. Com um elevado teor de vitamina B, que é bom para a pele, pelagem e metabolismo dos carbohidratos.
A levedura pode promover o apetite do cão, basta espalhar um pouco sobre a comida. Atenção, certifique-se que está a adquirir levedura de cerveja (disponível em lojas de produtos naturais, por exemplo) e não levedura de padeiro, que não é adequada.
7. Maçãs
As maçãs são excelentes snacks para o seu cão. A maçã com casca tem fitonutrientes que se pensa ter características protetoras contra alguns tipos de cancro. São fonte de vitamina A e C, e fibra.
No entanto, as sementes da maçã contêm cianeto e são tóxicas para o seu cão! Por isso não lhes dê o caroço. Apesar de umas quantas sementes possivelmente não fazerem mal ao seu cão, pode haver um efeito cumulativo se ingeridas com regularidade.
8. Salmão
O salmão é um peixe gordo e uma boa fonte de ácidos gordos Ómega-3, que suportam o sistema imunitário e são benéficas para a saúde da pele e pelagem. Também há indicações no sentido de ser benéfico para cães com alergias.
Pode dar-se em peixe ou sob a forma de óleo de salmão. O peixe deve ser cozinhado antes de ser serviço, pois o salmão cru pode ser portador de parasitas que provocam doenças.
9. Sementes de linhaça
As sementes de linhaça (em farinha ou óleo) são outra boa fonte de ácidos gordos Ómega-3. As sementes inteiras devem ser moídas mesmo antes de dar ao cão, pois ficam rançosas rapidamente. Também podem ser adicionadas à dieta do cão como fonte de fibra. O óleo de linhaça é uma forma mais concentrada, sem a fibra. As sementes ou óleo devem ser conservados no frigorífico, num recipiente escuro e sem ar.
10. Ovos
Os ovos são uma excelente fonte de proteína altamente digestível, riboflavina e selénio. Para alguns cães com tendência para problemas digestivos, os ovos podem dar-lhe um pequeno suplemento proteico.
Adicionar ovos à dieta do seu cão é um petisco saudável. Mas atenção, as claras de ovo cruas podem causar deficiência de biotina, pelo que deve cozinhá-las primeiro.
Porque não considerar um ovo cozido para usar como recompensa no próximo treino do seu cão?
Naturalmente, fale com o seu médico veterinário antes de fazer grandes alterações na dieta, para assegurar que não há alterações nas proporções de vitaminas e minerais, e que não ocorrem interações negativas com determinados medicamentos.
Estas sugestões não pretendem substituir a dieta normal e equilibrada do seu cão, são ideias de alternativas que podem ser usadas como snacks/recompensas ou para trazer um pouco de variedade às suas refeições.