Oliveira de Azeméis vai ter parque de matilhas para cães errantes

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) está a construir em Oliveira de Azeméis um parque de matilhas com 500 m2 para acolher cães errantes que desenvolveram comportamentos de grupo mais agressivos.

O novo equipamento é uma valência do Canil Intermunicipal e, por isso mesmo, servirá também outros cinco municípios do distrito de Aveiro: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Espinho.

“É uma experiência nova para nós e visa atenuar o problema da sobrelotação do canil, permitindo que os grupos de animais que andavam em matilha pela rua possam viver aqui com mais liberdade de movimentos, sem perturbar as populações”, afirmou à Lusa o secretário-geral da AMTSM, Joaquim Santos Costa.

No canil estão habitualmente 200 a 250 animais em simultâneo, sendo que o novo Parque de Acolhimento de Matilhas poderá acolher mais 50 cães e será ainda complementado com um centro de quarentena com capacidade para 80 ocupantes em situações de doença contagiosa.

A criação do novo Parque de Acolhimento de Matilhas é um investimento de 20 mil euros. Terá 500 m2 a céu aberto, sendo equipado com áreas de sombra e abrigo.

Rui Jardim, um dos veterinários em funções no canil intermunicipal, acredita que o parque de matilhas permitirá “recuperar” alguns dos animais mais agressivos.

Segundo dados da AMTSM, em 2019 o Canil Intermunicipal das Terras de Santa Maria realizou 391 esterilizações e houve 291 adopções.

Partilhar