Vizela | Nova Campanha de Vacinação e Identificação Eletrónica

Integrado no programa Vizela ProAnimal e no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, a Câmara Municipal de Vizela apresentou o novo formato da Campanha de Vacinação e Identificação Eletrónica no dia 13 de janeiro, na Praça do Município.

Tendo em atenção que a profilaxia sanitária e a identificação de animais de companhia são pilares essenciais para o controlo da população animal, a Câmara vai avançar para um novo formato da Campanha de Vacinação e Identificação Eletrónica que arranca já no dia 15 de janeiro.

Este novo formato resulta também das atualizações da legislação em vigor sobre esta matéria, sendo que a Câmara Municipal de Vizela vai apresentar as novas soluções que disponibilizará à população.

De destacar que a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica é atualmente efetuada no veículo de socorro móvel animal, inserido no programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

O atendimento é efetuado individualmente no interior do novo veículo de socorro móvel animal, com condições físicas semelhantes a um consultório, melhorando substancialmente a qualidade no serviço.

Para enorme benefício dos munícipes, a periodicidade da campanha, que era anteriormente mensal, é agora semanal (1 vez por semana – 48 vezes/ano) no centro urbano (S. Miguel e S. João), e anteriormente anual, é agora mensal (1 vez por mês – 12 vezes/ano) nas freguesias de Santa Eulália, Infias, Tagilde, São Paio e Santo Adrião, nos dias e horas indicados no novo calendário.

Assim, o novo veículo apoia na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica, através da deslocação às freguesias – 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano).

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.

Fonte: Câmara Municipal de Vizela