A verdadeira origem da raça Fox Terrier de pelo cerdoso não é fácil de definir, sendo os Terriers das raças conhecidas mais ancestrais no Mundo, não existe uma data concreta que determine o seu surgimento.
A raça foi descoberta aquando das invasões Romanas à então Britânia no ano 54 d.C. (por Pliny the Elder’s em Natural History Enciclopédia), mas anteriormente já no séc X a C., na Roma Antiga, existiam referências a cães aparentados com os Terriers.
A Grã-Bretanha ficou como berço da raça devido a um grande impulso em meados do século XVIII, patenteado em inúmeras pinturas de diversos artistas nas quais apareciam cães do tipo do Fox Terrier representados nas diversas funções onde estes Terriers eram utilizados.
Este cão era usado para controlar os roedores que destruíam os cereais armazenados em celeiros, para proteger os galinheiros de pequenos predadores como o texugo, a doninha e a raposa, e era também utilizado na caça à raposa para coadjuvar os Fox Hounds.
Prevalece a teoria que o Fox Terrier de pelo cerdoso, como o conhecemos hoje, se desenvolveu a partir de cruzamentos iniciais entre o Fox Terrier de pelo liso e outras raças, tais como, o Teckel (Dachshund) e Galgos, mais tarde, com o Foxhound e Beagle.
Esta raça está também na origem de outras raças, tais como, o Jagd Terrier (Terrier de Caça Alemão), o Lakeland Terrier e o Welsh Terrier, entre outras.

O exemplar “Old Tip”, nascido em 1866, é considerado o “pai” do moderno Fox Terrier de pelo cerdoso.
Foi no século XIX, em Inglaterra, que surge o reconhecimento oficial como raça em 1860, sendo apresentados em Exposições morfológicas os primeiros exemplares.
Dezasseis anos mais tarde foi criado o primeiro clube especializado da raça, o Fox Terrier Club, sendo que nesta altura o Fox Terrier de pelo cerdoso (wire) e o Fox Terrier de pelo liso (smooth) ainda tinham o mesmo Livro de Origens. A partir desta data cada raça para a ter o seu próprio Livro de Origens, surgindo assim o primeiro esboço do estalão da raça.
São três os cães que deram o seu contributo para o desenvolvimento da raça desde os seus primeiros tempos, em 1866 nasceu o “Old Tip”, que é considerado o “pai” do moderno Fox Terrier de pelo cerdoso.

“Zeloy Emperor” (1960)
Já no século XX nascia o “Talavera Simon” (1924) e o “Zeloy Emperor” (1960) que deixaram uma marca importante tendo em conta a sua ancestralidade.
Se pesquisarmos a sua ascendência até 70 anos atrás, chegamos à conclusão que hoje em dia qualquer Fox Terrier de pelo cerdoso tem no seu pedigree os genes de “Talavera Simon”. O “Zeloy Emperor” deixou a sua marca, sendo pai de 22 campeões de Inglaterra e 33 campeões americanos.
Por: Ana Ribeiro & João Pinto Ângelo do Afixo “Wire Ground”
Fotografias: Wire Fox Terrier Association
Clique AQUI para ir para a página da raça Fox Terrier de pelo cerdoso.