CROA Intermunicipal de Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) que envolve os municípios de Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço vai custar 300 mil euros.

A infraestrutura conta com o apoio de 100 mil euros. O município de Moimenta está disposto a financiar 50% do valor do investimento, na parte que excede a comparticipação já obtida, uma vez que a sede do CROAC fica também na vila. Os restantes 50% serão divididos em partes iguais pelas autarquias de Armamar e Tabuaço.

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, explicou ainda que as despesas de funcionamento deverão ser repartidas equitativamente e que, numa fase inicial, com exceção do transporte, o trabalho será desenvolvido pelos colaboradores que já trabalham no canil de Moimenta da Beira, admitindo poder vir a aumentar o número de funcionários, devido ao eventual aumento do volume de trabalho.

Admitiu ainda que poderá vir a ser estudada a delegação da gestão do CROAC numa associação. Lembrou também que a opção foi por construir um espaço novo, que poderá ficar na zona industrial, uma vez que o canil municipal apresenta condições deficitárias.

Fonte: Jornal do Centro