Lisboa | Exposição “Cães e Gatos” termina a 8 de setembro

Falta pouco mais de um mês para terminar a Exposição “Cães e Gatos”! Se ainda não viu, aproveite as férias e dê um pulo ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para explorar o mundo dos seus animais de companhia preferidos.

Esta exposição temporária é formada por três áreas temáticas – “Na sua pele”, “Na sua cabeça” e “Nas nossas sociedades” – num total de 47 módulos interactivos.

Uma piscina de bolas recria uma mega malga de ração onde crianças e adultos podem mergulhar.

Os visitantes são desafiados a decifrar o que nos dizem os cães e os gatos através das suas vocalizações, a comparar a sua capacidade de salto com os patudos e, por fim, aquele módulo irresistível: a piscina de bolas que recria uma mega malga de ração onde crianças e adultos vão poder mergulhar.

A Exposição tem uma área dedicada às Raças de cães portuguesas. Espreite o interior das 11 casotas que integram a exposição e descubra as diferenças que existem entre estas raças.

No primeiro domingo de cada mês, acompanhados do Passaporte Canino, tutores e cães poderão usufruir de um momento de arte e ciência.

No primeiro domingo de cada mês, o público pode visitar o nosso museu na companhia do seu cão e participar nos workshops do programa Passaporte Canino. No segundo domingo do mês é dia de conhecermos melhor os nossos gatos, através do programa Instinto Felino.

A Exposição produzida pela Cité des Sciences et de l’Industrie de Paris e estará patente no Pavilhão do Conhecimento até 8 de setembro. Para mais informações, clique AQUI.

CURIOSIDADES

» Alguma vez tentou perseguir um gato? Provavelmente terá poucas hipóteses de apanhá-lo. Este velocista pode percorrer 100 metros em apenas nove segundos. Caçador temível, corre a grande velocidade e trepa com agilidade.

» Os Galgos, raça seleccionada para a caça à lebre, chegam a atingir 70 km/h, mas a média de velocidade atingida pelos cães ronda os cerca de 32 km/h.

» Um gato pode saltar até cerca de 1, 80 m de altura, ou seja, mais de cinco vezes a sua altura! Exemplo de força e de flexibilidade, cai com ligeireza: as patas dianteiras absorvem o choque.

» O cão consegue saltar várias vezes a sua altura: por exemplo, os cães de defesa ou de salvamento facilmente saltam vedações de 2,30 m.

» Os gatos sentem as vibrações graças aos bigodes, que captam movimentos ínfimos do ar.

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish